Fotoperformance: atravessamentos entre corpo, arte e feminismo no contexto de distância social

Fernanda Menezes de Souza, Paula Cristina Somenzari Almozara

Resumo


A partir da ideia de atravessamentos entre corpo, arte e feminismo o artigo aborda experimentos em fotoperformance no contexto de distância social devido a pandemia de COVID-19. Apresenta para isso uma contextualização histórica na qual são analisados trabalhos de mulheres artistas – VALIE EXPORT, Ana Mendieta e Letícia Parente – que foram referenciais para a reflexão sobre a performance imbricada à fotografia compondo a estrutura teórica das experimentações práticas e autorais em fotoperformance realizadas entre 2020 e 2021 no contexto da pandemia.

Abstract

Based on the idea of crossings between body, art and feminism, the article addresses experiments in photoperformance in the context of social distance due to the COVID-19 pandemic. For this purpose, it presents a historical context in which works by women artists - VALIE EXPORT, Ana Mendieta and Letícia Parente - are analyzed, which were references for the reflection on the imbricated performance of photography, composing the theoretical structure of the practical experiments and authorship in photoperformance performed between 2020 and 2021 in the context of the pandemic


Palavras-chave


Corpo feminino. Fotoperformance. Fotografia. Performance.

Texto completo:

PDF

Referências


SAOULSKI, Nikolai (dir.). VALIE EXPORT, Body Configurations. Salzburg: Galerie Thaddaeus Ropac, 2018, vídeo, duração 4’29”. Acessado em 20/12/2020. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k

BOURGEOIS, Caroline. Depoimento (0’35” - 1’36”). IN: SAOULSKI, Nikolai (dir.). VALIE EXPORT, Body Configurations. Salzburg: Galerie Thaddaeus Ropac, 2018, vídeo, duração 4’29”. Acessado em 20/12/2020. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k

VALIE EXPORT. Depoimento (1’42”- 2’21”). IN: SAOULSKI, Nikolai (dir.).

VALIE EXPORT, Body Configurations. Salzburg: Galerie Thaddaeus Ropac, 2018, vídeo, duração 4’29”. Acessado em 20/12/2020. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k

BIONDI, Angie. “Três deslocamentos de imagem da violência sexual na fotoperformance de Ana Mendieta”. IN: MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; VIEIRA, Frederico. Imagens e alteridades [recurso eletrônico]. Belo Horizonte, MG: PPGCOM UFMG, 2019. pp.144-157.

SARZI, Regilene Ap. “O corpo em primeiro plano: uma análise do vídeo Marca Registrada de Letícia Parente”. Revista Nexi, PUC-SP, v. 3, p. 1-14, São Paulo, 2014. Acesso em: 23 dez. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/nexi/article/view/3170.

GREINER, Christine. O corpo, pistas para estudos indisciplinares. 2ª ed. São Paulo: Editora Annablume, 2005. 112 p.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. “Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty”. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 13, n. 2, p. 141-148, agosto. 2008. Disponível em: . Acesso em 20 fev. 2020.

VINHOSA, Luciano. “Fotoperformance - passos titubeantes de uma linguagem em emancipação”. In: Anais do 23º Encontro da ANPAP – “Ecossistemas Artísticos”, Belo Horizonte: 2014. (p. 2876 – p. 2885)




DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.106343

Direitos autorais 2021 Paula Cristina Somenzari Almozara, Fernanda Menezes de Souza

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

PORTO ARTE: e-ISSN 2179-8001


INDEXADORES

PROPESQ

"

LATINDEX

Resultado de imagem para redib logo