Notícias

Revista Porto Arte tem nova chamada aberta:

2022-04-19

Dossiê “Arte no Rio Grande do Sul: revisões historiográficas”

Completam-se, neste 2022, os 15 anos de publicação de Artes plásticas no Rio Grande do Sul: uma panorâmica, organizado pelo pesquisador e historiador da arte Paulo César Ribeiro Gomes. Assinados por diferentes autores, os textos reunidos no livro abarcavam desde as produções artísticas resultantes da experiência dos chamados Sete Povos das Missões, ao longo dos séculos XVII e XVIII, até a jovem produção urbana dos anos 1990, já na época das primeiras edições da Bienal do Mercosul. Embora a publicação não tivesse pretensões exaustivas, que esquadrinhassem a arte local como um todo ou que fixassem uma definitiva História de Arte no Rio Grande do Sul, boa parte daqueles artigos se tornou incontornável, referencial.

Uma década e meia depois, urge que as questões ali apresentadas sejam não apenas revisitadas, mas ampliadas e atualizadas. A pesquisa no campo avançou sobremaneira nos últimos anos, impulsionada pela criação do Bacharelado em História da Arte da UFRGS, bem como pela consolidação dos programas de pós-graduação em Artes Visuais não apenas da mesma UFRGS, como das universidades federais de Santa Maria e de Pelotas. Despontaram novos discursos sobre o passado e o presente das artes no Estado, assim como novas abordagens críticas.

O dossiê temático que propomos, “Arte no Rio Grande do Sul: revisões historiográficas”, está receptivo a propostas que desenvolvam as múltiplas histórias da arte no Rio Grande do Sul, com contribuições que completem e/ou deem conta das ausências e faltas nessa jovem história. Não se trata, uma vez mais, de exaurir nomes, movimentos, eventos ou iniciativas. Tampouco se busca mapear o quanto foi feito. É fundamental reconhecer, no entanto, a potência de contínuas e renovadas possibilidades de criação narrativa.

Organização: Paula Ramos e Paulo Gomes

Data-limite para submissão de artigos: 30 de junho de 2022

 

Saiba mais sobre Revista Porto Arte tem nova chamada aberta:

Edição Atual

v. 26 n. 46 (2021): DOSSIÊ ESPAÇOS MALEÁVEIS
Dossiê organizado por Teresinha Barachini e Vanessa Freitag.

Dossiê organizado por Teresinha Barachini e Vanessa Freitag.

Publicado: 2021-06-23

Artigo e Ensaio | Article and Essay

Ensaio Visual | Visual Essay

Entrevista | Interview

Ver Todas as Edições

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul edita e publica a Revista PORTO ARTE com o objetivo de propiciar a divulgação da produção científica de Artes Visuais e áreas afins.