PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais


PORTO ARTE : REVISTA DE ARTES VISUAIS
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Instituto de Artes da UFRGS

Notícias

 

CHAMADA ABERTA PARA PUBLICAÇÃO-2019-1

 
PORTO ARTE, uma revista de publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de acesso livre e universal, além do recebimento de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas na modalidade de fluxo contínuo, convida a comunidade acadêmica para submeter textos sobre a temática de “A era digital: tecnologias da informação, da empatia e os meios-mídia na arte” até o dia 10 de novembro de 2018.

As novas descobertas científicas produzem revoluções tecnológicas que acabam afetando todos os campos da existência humana. Após décadas de experimentações com novas tecnologias no campo da arte parece que chegamos a um limiar onde as tecnologias começam a fazer parte natural no campo da arte. As tecnologias da informação tornam nossos corpos cada vez mais transparentes para o armazenamento em bases de dados e as tecnologias da empatia traduzem os nossos sinais biológicos comportamentais para a inteligência artificial. Os meios-mídias são cada vez mais acessíveis e tornam-se recorrentes nos projetos artísticos atuais. Assim, novas formas de criação e de metodologias para análise da história e para a teoria da arte começam a emergir. Será possível na “era digital” uma existência apartada dos efeitos e das transformações produzidas pela presença ubíqua das tecnologias no imaginário e na cultura?


Os trabalhos inéditos devem ser encaminhados diretamente pelo sistema de submissão, seguindo as normas da PORTO ARTE: revista de artes visuais.
Para maiores informações sobre a submissão, por favor, acessar: http://seer.ufrgs.br/PortoArte/about/submissions#onlineSubmissions


Equipe Editorial - agosto-2018
 
Publicado: 2018-08-29
 

Atribuição de DOI para os artigos publicados na PORTO ARTE

 
A cada artigo publicado na PORTO ARTE é atribuído um número DOI desde 2018 e esta atribuição é retroativa a todos os artigos já publicados pela revista na plataforma SEER.

DOI significa Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. Composto por números e letras, este é atribuído a um objeto digital (textos) para que o mesmo seja identificado de forma unívoca e persistente no ambiente Web, através de uma URL única. Este identificador é o responsável por tornar os arquivos permanentes na internet. Isso significa que se, por acaso, um site sair do ar, o artigo poderá ser facilmente encontrado pelo seu identificador DOI.

Convidamos todos(as) os(as) nossos(as) colaboradores(as) a atualizarem seus Currículo Lattes, a fim de acrescentar o DOI aos seus artigos e a atualizar o ISBN para a edição digital: e-ISSN 2179-8001, porque desta forma será possível dar maior visibilidade para a produção dos autores e, ainda, mensurar mais facilmente o número de citações feitas de cada publicação.

DOI: http://www.doi.org/

PORTO ARTE: revista de artes visuais [e-ISSN 2179-8001]
Equipe Editorial
2018
 
Publicado: 2018-08-29
 

PORTO ARTE PASSA A SER APENAS ON-LINE

 
INFORMATIVO:

A Equipe Editorial a partir da nova realidade orçamentária do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais-UFRGS decidiu reformular o atual projeto da revista Porto Arte. Entre as alterações mais significativas destacamos que as contribuições serão aceitas em português, espanhol, francês e inglês e publicadas no idioma submetido, pois não haverá mais oferecimento gratuito de versões e traduções simultâneas para as publicações. E, ainda, a revista Porto Arte não será mais impressa, passando a ser exclusivamente virtual (on-line) a partir das publicações de 2017.
Neste sentindo informamos a todos os nossos colaboradores que atualizamos as normas de submissão via sistema on-line, facilitando o acompanhamento por parte dos autores de todo o processo de publicação. E, garantimos aos autores que todos os textos submetidos serão apreciados, em um primeiro momento pela Equipe Editorial da Revista Porto Arte e na sequência, enviados para avaliação de um consultor ad-hoc, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes (duplo-cego | double-blind). Maiores informações em: http://seer.ufrgs.br/PortoArte/about/submissions#onlineSubmissions

Equipe Editorial
2017-2018
 
Publicado: 2018-08-29
 
Outras notícias...

v. 23, n. 39 (2018): DOSSIÊ: PINTURA, REPRESENTAÇÃO E O QUADRO EM QUESTÃO


Array
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre, Brasil: PPGAV-UFRGS, Ano 20, Vol.23, nº 39, agos-dez-2018