A forma da cidade: deslocamento, porosidade e ressonância na escrita

Autores

  • Claudia Luiza Caimi Universidade Federal do Rio GRande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.92299

Palavras-chave:

cidade, experiência, escrita.

Resumo

Apresenta-se aqui uma discussão a propósito texto “A polifonia na escrita: rastros, riscos e experiência”, o qual estabelece uma íntima relação entre o mapa da cidade e a escrita, entre a linguagem e o pensamento, entre a dimensão política e a estética que percorre um texto.  Propomos apresentar, a partir do pensamento de Walter Benjamin, como o pensador/narrador percorre a cidade e a narra. Benjamin nos mostra como a cidade proporciona uma forma de narrativa e de pensamento que expõe o grão da diferença na engrenagem das tensões da vivência do homem moderno, indivíduo-massa habitante do grande espaço urbano, solitário, anônimo, que vive o choque em meio à profusão de automóveis, prédios e avenidas labirínticas. A partir da experiência na cidade, Walter Benjamin propõe uma escrita de montagem documental, que exibe ao invés de demonstrar e renuncia o valor discursivo, dedutivo e demonstrativo da escrita acadêmica em favor de um aspecto mais icônico e mostrativo. A montagem como forma estética e de pensamento permite expor a desterritorialização dos objetos do conhecimento, pois nela as diferenças nunca são absorvidas numa síntese positiva. O intervalo é por excelência, no pensamento benjaminiano, o instrumento epistemológico de desterritorialização disciplinar que permite saber e ver uma política do presente que inscreve os complexos processos memoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Luiza Caimi, Universidade Federal do Rio GRande do Sul (UFRGS)

possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura.

Referências

Adorno, T. (1997). Prismas. São Paulo: Ática.

Agamben, G. (2012). Ideia da Prosa. Trad. e notas João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica editora.

Benjamin, W. (1993). Rua de mão única: obras escolhidas II. São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (2005). Sobre o conceito de história. Trad. de Jeanne Marie Gagnebin e Marcos L. Müller. In: LÖWY, Michel. Walter. Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo.

Benjamin, W. (1994). O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas: v. 1, 4. ed., São Paulo, Brasiliense, 1985b, 197- 221. Brasiliense.

Benjamin, W. (1987). Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 3 eds. São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1987). Frantz Kafka. A propósito do décimo aniversário de sua morte. In: Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 3 eds. São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1987). A imagem de Proust. IN: Magia e Técnica, Arte e Política.; obras escolhidas I. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 7ª edição. São Paulo.

Benjamin, W. (2013). A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Tradução, Gabriel Valladão Silva, organização prefácio e seleção Marcio Seligmann-Silva. Porto Alegre: L&PM.

Didi-Huberman, G. (2017). Quando as imagens tomam posição: o olho da história. Belo Horizonte, ed. UFMG.

Gagnebin, J. M. (1994). História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva.

Larrosa, J., & Skliar, C. (2001). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica editorial.

Oliveira, L. I. (2008). Do canto e do silêncio das sereias: um ensaio à luz da teoria da narração de Walter Benjamin. São Paulo: EDUC.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Caimi, C. L. (2019). A forma da cidade: deslocamento, porosidade e ressonância na escrita. Revista Polis E Psique, 9(2), 232–243. https://doi.org/10.22456/2238-152X.92299

Edição

Seção

Dossiê - Temas em Debate: Riscos da Criação