Transitar pela fresta: corporalidades e diferenças na escrita acadêmica

Autores

  • Fernanda dos Santos de Macedo Universidade Federal do Rio GRande do Sul (UFRGS)
  • Gisele de Mozzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Volnei Antonio Dassoler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.92296

Palavras-chave:

psicologia social, narrativa ficcional, escrita acadêmica, saberes minoritários.

Resumo

Este texto-ensaio versa sobre modos possíveis de produção de conhecimento, suas especificidades e valoração na cultura contemporânea e, mais especificamente, no âmbito acadêmico, lugar privilegiado para esta tarefa. Acionamos uma narrativa ficcional e propomos uma perspectiva de trabalho com teorias e interlocutoras como efeito, sobretudo, dos encontros do/no coletivo. Buscamos performatizar experiências que queremos tornar audíveis e acessíveis, tensionando o discurso acadêmico. Sentimo-nos provocadas em compor a partir das diferenças encontradas nas bordas do fazer acadêmico, acolhê-las, reverenciá-las e nos imbuirmos das experiências e escritas minoritárias. Assim, questionamos sobre a potência da fresta como lugar que assume e comporta tensão entre corpos e saberes diferentes, no entremeio de espaços, mundos, experiências. Ao mesmo tempo, indica-nos um lócus de criação de outros modos de perguntar, pesquisar, escrever, contar, divergir, estar em relação, produzir conhecimento. O texto apresenta elementos dessa discussão para fazer com que a problematização proposta siga potente.

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Biografia do Autor

Fernanda dos Santos de Macedo, Universidade Federal do Rio GRande do Sul (UFRGS)

mestre e doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Núcleo de Pesquisa em Relações de Gênero e Sexualidade (Nupsex) e do Centro de Referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça (CRDH) - UFRGS.

Gisele de Mozzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa em Relações de Gênero e Sexualidade (Nupsex) e do Centro de Referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça (CRDH) - UFRGS.

Volnei Antonio Dassoler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

doutorando em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

dos Santos de Macedo, F., de Mozzi, G., & Antonio Dassoler, V. (2019). Transitar pela fresta: corporalidades e diferenças na escrita acadêmica. Revista Polis E Psique, 9(2), 187–204. https://doi.org/10.22456/2238-152X.92296

Edição

Seção

Dossiê - Temas em Debate: Riscos da Criação

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