Short Scenes: a escrita acadêmica como combate

Autores

  • Luciano Bedin da Costa Universidade Federal do Rio GRande do Sul (UFRGS)
  • Cristiano Bedin da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.92295

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Roland Barthes, Instituições, Combate, Texto

Resumo

Short Scenes: figuras breves, relativamente independentes entre si, livremente dispostas. Um pequeno jogo de armar, digamos. Será necessário, portanto, que a leitura estabeleça sua própria medida. Enquanto combate, a escrita se revela enquanto um pequeno, íntimo e diariamente renovado compromisso de vida, estando, o escritor, ao lado do lutador que estuda (e, portanto: indaga) o adversário: não antes e nem depois, mas durante a luta. Assumindo Roland Barthes como interlocutor, o que comumente chamamos de escrita acadêmica é entendido como um tipo especial de combate e, como tal, capaz de nos oferecer pistas para pensar a própria escrita e o escrever em meio às solicitações institucionais.

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Biografia do Autor

Luciano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio GRande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação e docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Cristiano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação e docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

Bedin da Costa, L., & Bedin da Costa, C. (2019). Short Scenes: a escrita acadêmica como combate. Revista Polis E Psique, 9(2), 171–186. https://doi.org/10.22456/2238-152X.92295

Edição

Seção

Dossiê - Temas em Debate: Riscos da Criação