Psicologia Social Comunitária na Escola: Grêmio Estudantil e Pertencimento

Autores

  • Ana Carolina Mauricio Faculdade Cesusc
  • Gabriel Bueno Faculdade CESUSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.91373

Palavras-chave:

psicologia socialcomunitária, escola, política, grêmio estudantil, pertencimento.

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência quea partir de uma atividade de extensão desenvolvida em uma escola de ensino médio noturno, visa articular três temáticas: psicologia socialcomunitária, espaço escolar e atuação política. Um grupo de estudantes de graduação em psicologia acompanhou, ao longo de nove meses, o processo de constituição de um grêmio estudantil, passando pela organização da chapa, elaboração do regimento, convocação daassembleia estudantil, processo eleitoral e implementação das propostas da chapa vencedora. Tais acontecimentos foram analisados a partir de referenciais teóricos da psicologia socialcomunitária e da psicologia social crítica, com enfoque na constituição da identidade de estudante, sua relação de pertencimento ao espaço escolar e os movimentos possíveis do político nesse contexto. Por fim, conclui-se pela potência das experiências vividas na constituição do grêmio devido às possibilidades de novas elaborações em relação aos sentidos do que é ser estudante.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Mauricio, Faculdade Cesusc

Graduada em Psicologia pela Faculdade Cesusc. Participou do Grupo de Pesquisa e Extensão em Psicologia Social-Comunitária (2016-2017), e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Política e Interseccionalidades (2019). Áreas de interesse: psicologia social, psicologia social comunitária, e gênero.

Gabriel Bueno, Faculdade CESUSC

Professor de psicologia e psicanalista. Graduação em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado em andamento e Mestrado concluído em psicologia social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Professor e Coordenador de Estágio do Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC. Áreas de interesse: psicanálise, psicologia social, artes, relações estéticas.


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Publicado

2019-12-29

Como Citar

Mauricio, A. C., & Bueno, G. (2019). Psicologia Social Comunitária na Escola: Grêmio Estudantil e Pertencimento. Revista Polis E Psique, 9(3), 231–242. https://doi.org/10.22456/2238-152X.91373

Edição

Seção

Relato de Experiência