Sistemas familiares conflituosos e cuidado feminino com crianças acolhidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.88380

Palavras-chave:

dinâmica familiar, cuidado feminino, transmissão transgeracional, genograma, crianças institucionalizadas

Resumo

O estudo de famílias como um sistema permite desfocalizar sofrimentos e problemáticas em uma única pessoa. Essa compreensão facilita entender o cuidado realizado por mulheres com seus filhos, a partir das heranças transgeracionais que compõe a história de vida familiar. Em casos extremos no cuidado, a criança pode parar em uma instituição de acolhimento infantil. A presente pesquisa investigou a relação entre crianças institucionalizadas e a dinâmica de suas famílias. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, com os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas e o genograma. A discussão dos resultados evidenciou que a herança de abandono foi atualizada em até três gerações, a partir de uma história que se construiu a base de perdas emocionais e financeiras. Tais perdas foram somadas as dificuldades do núcleo, ao exteriorizarem conflitos que resultaram na posterior desagregação familiar e acolhimento infantil. 

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Biografia do Autor

Lucas Fadul de Aguiar, Universidade Federal do Pará

Psicólogo. Mestrando do programa de Pós-Graduação em Psicologia-PPGP/UFPA. Membro dos Laboratório de Desenvolvimento e Saúde (LADS) e Laboratório de Soluções Educacionais (LSE).

Edson Júnior Silva da Cruz, Universidade Federal do Pará

Asistente Social. Professor. Pós-Doutorando em Psicologia no PPGTPC/UFPA. Membro do Laboratório de Desenvolvimento e Saúde (LADS).

Janari da Silva Pedroso, Universidade Federal do Pará

Psicólogo. Doutorado em Ciências. Professor da Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Bolsista Produtividade CNPQ-Nível 2.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

Aguiar, L. F. de, Cruz, E. J. S. da, & Pedroso, J. da S. (2020). Sistemas familiares conflituosos e cuidado feminino com crianças acolhidas. Revista Polis E Psique, 10(3), 114–136. https://doi.org/10.22456/2238-152X.88380

Edição

Seção

Artigos