Pessoas idosas e sentidos de rural no interior do Rio Grande Do Norte

Autores

  • Jobson Vital Costa
  • Jáder Ferreira Leite
  • Candida Maria Bezerra Dantas

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.85438

Palavras-chave:

Rural, velhice, envelhecimento, construcionismo social, produção de sentidos.

Resumo

O estudo buscou conhecer os sentidos de rural e envelhecimento produzidos por pessoas idosas de uma comunidade rural do Rio Grande do Norte. Partindo da perspectiva construcionista social, valeu-se de entrevistas semiestruturadas junto a 13 pessoas da comunidade, com idade entre 60 e 85 anos. Os sentidos para rural se ligaram a: agricultura, alimentação, água, trabalho, saúde, sítio, campo, mato, interior, área, tudo na vida, desassistido, tranquilidade, configurando uma pluralidade de repertórios discursivos na elaboração de tais sentidos. Já os sentidos de envelhecimento se relacionaram a velho, idade, trabalhar menos, viver muito, experiência, tranquilidade. Tais sentidos negociam posições variadas a depender dos modos de inserção dos idosos na relação com a terra e com experiências vividas na cidade. Conclui-se que a produção de sentidos apresentam especificidades a partir de trajetórias de vida em um ambiente rural marcado por adversidades, mas de vinculação com o território por meio do trabalho, relações familiares e comunitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jobson Vital Costa

Formado em Psicologia pela UFRN, mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN e psicólogo do Instituto Federal do Ceará, campus Tauá/CE.

Jáder Ferreira Leite

Professor adjunto do Departamento de Psicologia/UFRN, Doutor em Psicologia Social/UFRN.

Candida Maria Bezerra Dantas

Doutora em Psicologia Social pela UFRN. Professora adjunta do Departamento de Psicologia da UFRN e orientadora de mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Como Citar

Costa, J. V., Leite, J. F., & Dantas, C. M. B. (2020). Pessoas idosas e sentidos de rural no interior do Rio Grande Do Norte. Revista Polis E Psique, 10(1), 164–186. https://doi.org/10.22456/2238-152X.85438

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)