À captura dos instantes: políticas de visibilidade em imagens contemporâneas

Maicon Barbosa

Resumo


Esse artigo tem como objetivo pensar algumas políticas de visibilidade no presente, que produzem práticas de captura incessante de imagens por meio de aparelhos portáteis, tanto em experiência de viagens como na vida cotidiana. Para isso, problematiza-se o culto à novidade, constituído na modernidade, e que retorna de muitas maneiras ao presente. Inspirado em uma perspectiva arqueológica proposta por Michel Foucault – atenta às relações entre o visível e o dizível em um determinado estrato histórico –, esse trabalho analisa articulações entre algumas políticas de visibilidade contemporâneas e certos regimes de enunciação, como os discursos de exaltação da novidade de artefatos imagéticos. Por fim, o artigo se propõe a pensar como alguns filmes-ensaio recentes produzidos pelo cineasta Jean-Luc Godard interrogam essas políticas de visibilidade marcadas pelo imperativo de captura e exibição contínuas de imagens.


Palavras-chave


imagem; subjetividade; fotografia; cinema; Psicologia Social.

Texto completo:

PDF

Referências


Aquino, Lívia. (2016). Picture Ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo. São Paulo: Edição do Autor.

Arago, François (1839). Rapport sur le Daguerréotype. Paris, Bachelier. Recuperado de http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1231630

Baptista, Luis Antonio. (2010). Noturnos urbanos. Interpelações da literatura para uma ética de pesquisa. Estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, Rio de Janeiro, ano 10, nº 1, abr. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v10n1/v10n1a08.pdf

Benjamin. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Primeira versão. Em Benjamin, Walter. Magia e técnica, arte e política. (S. P. Rouanet Trad.). (7a ed.). São Paulo: Brasiliense, 1994. (Original escrito em 1935).

Benjamin, Walter. (2013). A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Segunda versão. (G. Valladão Trad.). Porto Alegre: L&PM. (Original escrito em 1936).

Benjamin, Walter. (2009). Paris, capital do século XIX. Exposé de 1935. Em Benjamin, Walter. Passagens. (I. Aron & C. P. B. Mourão, Trad.). Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Impressa Oficial do Estado de São Paulo. (Original escrito em 1935).

Benjamin, Walter. (1994). Pequena história da fotografia. Em Benjamin, Walter. Magia e técnica, arte e política. (S. P. Rouanet Trad.). São Paulo: Brasiliense. (Original escrito em 1931).

Calvino, Ítalo. (1992). A aventura de um fotógrafo. Em Calvino, Ítalo. Os Amores Difíceis. (R. Ramalhete Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.

Crary, Jonathan. (2014). 24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono. (J. Toledo Jr. Trad.). São Paulo: Cosac Naify.

Deleuze, Gilles. (2005). Foucault. (C. S. A. Martins Trad.). São Paulo: Brasiliense.

Didi-Huberman, Georges. (2015). Passés cités par jlg: L'œil de l'histoire, 5. Paris: Minuit.

Didi-Huberman, Georges. (2011). Sobrevivência dos vaga-lumes. (V. Casa Nova & M. Arbex Trad.). Belo Horizonte: Editora UFMG.

Dubois, Philippe. (2004). Vídeo, cinema, Godard. (M. A. Silva Trad.). São Paulo: Cosac Naify.

Foucault, Michel. (1980). O nascimento da clínica. (R. Machado Trad.). (2a ed.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Guattari, Félix. (1992). Caosmose: um novo paradigma estético. (A. L. Oliveira & L. C. Leão Trad.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Gunning, Tom. (2004). O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema. Em Charney, Leo; Scwhartz, Vanessa. (orgs.), O cinema e a invenção da vida moderna. (R. Thompson Trad.). (2a ed. rev.). São Paulo: Cosac & Naify.

Larousse. (2001). Dictionnaire mondial de la photographie. Paris: Larousse.

Lins, Consuelo. (2006). A voz, o ensaio fílmico e o outro. Em Catálogo da Retrospectiva Agnès Varda: o movimento perpétuo do olhar. Rio de Janeiro / São Paulo: CCBB.

Machado, Arlindo (2005). A fotografia sob o impacto da eletrônica. Em Samain, Etienne (org). O fotográfico. São Paulo: Hucitec/Senac.

Sontag, Susan. (2004). Sobre fotografia. (R. Figueiredo Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.




DOI: https://doi.org/10.22456/2238-152X.83508

logogoogle
Scientific Electronic Library Online     

           

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

ISSN eletrônico: 2238-152X