A Relação Profissionais de Saúde - Usuários do SUS: Problematizando o Termo "Ajuda"

Autores

  • Isabela Tellis Rodrigues Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Janine Moreira Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.75187

Palavras-chave:

Estratégia de Saúde da Família, relações de poder, dialogicidade, lógica de ajuda, solidariedade.

Resumo

As relações de poder dentro de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) são reflexos das relações de poder na sociedade, variando de acordo com a formação de cada profissional e, consequentemente, com o status social e acadêmico que cada profissão “detém”. Na equipe mínima da ESF, a medicina está no topo da hierarquia, seguida pelas demais profissões, ainda em uma lógica biologicista e hospitalocêntrica. “Dizer a palavra” ou silenciar está diretamente relacionado com o status profissional. Essa lógica presente na relação entre os profissionais é reproduzida na relação com usuários do serviço.  Para superar essa condição, se faz necessário assumir uma posição de dialogicidade nesses espaços, problematizando a “lógica de ajuda”, a qual advém da lógica da compaixão, e que esconde uma noção de superioridade da equipe profissional, e instalando-se, em seu lugar, a lógica da solidariedade, a qual só é possível a partir da corresponsabilização da saúde. 

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Biografia do Autor

Isabela Tellis Rodrigues, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Acadêmica do curso de Psicologia da UNESC

Janine Moreira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESC. Graduada em Psicologia (UFSC), Mestre em Sociologia Política (UFSC), Doutora em Educação (Universidade de Córdoba / Espanha, título convalidado pela UFSC) e Estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade de Murcia (Espanha)

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Publicado

2018-01-15

Como Citar

Rodrigues, I. T., & Moreira, J. (2018). A Relação Profissionais de Saúde - Usuários do SUS: Problematizando o Termo "Ajuda". Revista Polis E Psique, 7(3), 43–60. https://doi.org/10.22456/2238-152X.75187

Edição

Seção

Artigos