Burocracia: a política da indiferença

Autores

  • Luciane Gheller Veronese UNIJUI - universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Edson Luiz André de Sousa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.62400

Palavras-chave:

Burocracia. Psicanálise. Política. Laço social.

Resumo

O artigo estuda a temática da burocracia, pensada como política da indiferença a partir da metáfora da máquina e do anonimato como referentes do laço social nesse discurso. Enfatiza as formas burocráticas contemporâneas, típicas dos Estados capitalistas atuais, dando ênfase à burocracia no serviço pública brasileiro, que mescla indiferença, desrespeito com jeitinho e compadrio. Aponta para a necessidade de profanar a burocracia, atentando aos restos não burocratizáveis, ou seja, realça a importância de um trabalho singularizado, artesanal, que não suspenda a capacidade de pensar e fortaleça o espaço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Gheller Veronese, UNIJUI - universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) - já houve defesa da tese, estando em tramitação a expedição do diploma. Atualmente é professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Servidora Pública do Estado do Rio Grande do Sul, tendo clínica particular. Pesquisa psicanálise, burocracia, saúde pública e laço social.

Edson Luiz André de Sousa, UFRGS

Professor titular do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia UFRGS. Professor do PPG Psicanálise: clinica e cultura e PPG Psicologia Social e Institucional. Pesquisador do CNPQ. Pós-Doutorado pela Universidade de Paris VII e pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Coordena junto com Maria Cristina Poli o LAPPAP (Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política). Professor visitante na Deakin University (Melbourne), Instituto de Estudos Criticos (Cidade do México), De Paul Universtiy (Chicago)

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Gheller Veronese, L., & Sousa, E. L. A. de. (2016). Burocracia: a política da indiferença. Revista Polis E Psique, 6(2), 87–108. https://doi.org/10.22456/2238-152X.62400

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)