Violação de direitos no SUAS: a precarização da vida

Autores

  • Vinicius Tonollier Pereira Universidade Luterana do Brasil
  • Cristiane Redin Freitas Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Daniela Duarte Dias Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.62300

Palavras-chave:

Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social, Sistema Único de Assistência Social.

Resumo

O artigo problematiza a noção de direitos dentro do contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), analisando tanto a privação cotidiana do acesso à cidadania com a qual convivem os usuários, como também a precarização do trabalho vivenciada pelos profissionais. Para tal discussão, além de uma revisão teórica sobre a política de assistência social, são construídas, através do método cartográfico, três vivências dos autores a partir de suas experiências profissionais em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), serviço que é porta de entrada para o SUAS. Essas histórias ilustram a precariedade de vida dos usuários e de trabalho dos profissionais, violados em maior ou menor grau em seus acessos aos direitos de cidadania. Os resultados põem em discussão também a própria garantia de direitos proposta pelo SUAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Tonollier Pereira, Universidade Luterana do Brasil

Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), docente do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Campus Gravataí

Cristiane Redin Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), docente do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Daniela Duarte Dias, Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL)

Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), docente da Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL)

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Pereira, V. T., Freitas, C. R., & Dias, D. D. (2016). Violação de direitos no SUAS: a precarização da vida. Revista Polis E Psique, 6(2), 25–44. https://doi.org/10.22456/2238-152X.62300

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.