Atenção cartográfica em pesquisas online sobre políticas de inclusão digital / Cartographic Attention in Online Research about Digital Inclusion Policies

Autores

  • Daniel de Queiroz Lopes Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS
  • Eliane Schlemmer Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS
  • Rosane Molina Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.46134

Palavras-chave:

cartografia, tecnologias digitais, educação, políticas da atenção

Resumo

O Brasil tem desenvolvido recentemente diversos programas de inclusão digital a partir das escolas públicas, envolvendo ações como a entrega de equipamentos, a conexão à Internet e a capacitação no uso pedagógico das tecnologias digitais (TD). No Rio Grande do Sul, o Programa Província de São Pedro (PPSP) tem como meta distribuir netbooks e tablets para professores e alunos, priorizando, inicialmente, escolas estaduais localizadas em cidades que desenvolvem o Programa Territórios de Paz (PTP). Qual o sentido de associar um Programa educacional de inclusão digital a um Programa de segurança pública? O presente artigo apresenta uma cartografia inicial das ações nos contextos do PPSP e do PTP a fim de investigar as articulações entre tais Programas. Apresenta a cartografia digital como proposição metodológica capaz de promover articulações entre as políticas de cultura e de educação de tais Programas, bem como caminho para a reconfiguração das políticas da atenção nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Queiroz Lopes, Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS

Psicólogo (UFRGS)
Mestrado em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS),
Doutorado em Informática na Educação (PGIE/CINTED/UFRGS)

Downloads

Publicado

2014-09-05

Como Citar

Lopes, D. de Q., Schlemmer, E., & Molina, R. (2014). Atenção cartográfica em pesquisas online sobre políticas de inclusão digital / Cartographic Attention in Online Research about Digital Inclusion Policies. Revista Polis E Psique, 4(3), 150–168. https://doi.org/10.22456/2238-152X.46134

Edição

Seção

Artigos