Nós Reflexivos: a cartografia como estratégia metodológica / Reflective Knots: cartography as a methodological strategy

Autores

  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Capes. Professora da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e da Especialização em Educação Ambiental, pela FURG através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
  • Débora Pereira Laurino Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.44896

Palavras-chave:

cartografia, metodologia de pesquisa, enação, observador implicado

Resumo

Este artigo traz aproximações do método cartográfico a partir dos estudos de Virgínia Kastrup, com o conceito de enação e de observador implicado, proposições de Francisco Varela e Humberto Maturana, autores que orientam os caminhos investigativos produzidos. Que movimento é esse que faz a pesquisa? Como acompanhar processos? Como compreender que os processos nos transformam? O que significa dizer que os processos produzem mundos? Com base nesses questionamentos o artigo compartilha um processo ao invés de trazer resultados, cartografa o caminhar na pesquisa e produz nós reflexivos, pontos de encontro e convergência das experiências, emoções e saberes das pesquisadoras. Tais nós reflexivos são conceitos e compreensões que interferem e rompem a trajetória da pesquisa e provocam a reconstrução dos caminhos mesmo antes deles existirem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Capes. Professora da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e da Especialização em Educação Ambiental, pela FURG através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Possui graduação em Oceanologia (2000), mestrado em Educação Ambiental (2004) e em 2011 ingressou no Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior- CAPES), todos pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Ainda em 2011 ingressou na Licenciatura em Pedagogia a distância pela UNOPAR. Há oito anos atua na educação a distância onde atualmente é professora da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e da Especialização em Educação Ambiental, pela FURG através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Trabalhou com educação ambiental não-formal durante sete anos, no Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), desenvolvendo projetos e atividades com formação de professores e comunidades em situação de risco. No NEMA coordenou o projeto Ondas que te quero mar: educação ambiental para comunidades costeiras, durante três anos e publicou livros com a temática ambiental. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, metodologia de educação, pesquisa e educação a distância.

Débora Pereira Laurino, Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - CNPq, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente Coordenadora da Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - FURG. 

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Pereira Laurino, D. (2014). Nós Reflexivos: a cartografia como estratégia metodológica / Reflective Knots: cartography as a methodological strategy. Revista Polis E Psique, 4(2), 86–105. https://doi.org/10.22456/2238-152X.44896

Edição

Seção

Artigos