Foucault hoje: algumas linhas a respeito

Autores

  • Kleber Prado Filho Professor associado em psicologia na graduação e na Pós-graduação em Psicologia (UFSC).
  • Flavia Cristina Silveira Lemos Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em História (UNESP). Profa. adjunta III em Psicologia Social na graduação e na Pós-graduação em Psicologia (UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.29644

Palavras-chave:

Michel Foucault, Atualidade, História do Presente, Brasil, Acontecimentos

Resumo

O artigo tece um panorama de contribuições de Michel Foucault que nos auxiliam a pensar a história do presente e a testar a atualidade das ferramentas constituídas e escritas por ele para nosso tempo, no Brasil. Foucault esteve por diversas vezes, no Brasil, visitando vários estados, onde proferiu palestras, conferências, deu entrevistas, fez passeios, conversou com intelectuais brasileiros, nos anos da Ditadura Militar, na década de setenta, do século XX. Os momentos em que falava para estudantes de diferentes áreas do conhecimento, militantes, pesquisadores, jornalistas entre outros, foi alvo de perguntas e de registros no Sistema Nacional de Informação (SNI), que enviava para os arquivos da Ditadura anotações das falas de Foucault e dos que estavam ouvindo-o e organizando a estada dele em espaços como universidades e salas diversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Prado Filho, Professor associado em psicologia na graduação e na Pós-graduação em Psicologia (UFSC).

Psicólogo (PUC/MG). Mestre em administração, Doutor em Sociologia (USP/SP). Pós-doutor em História (UNICAMP).

Flavia Cristina Silveira Lemos, Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em História (UNESP). Profa. adjunta III em Psicologia Social na graduação e na Pós-graduação em Psicologia (UFPA).

Faculdade de Psicologia/IFCH (UFPA). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em psicologia (UFPA). Conselheira titular no CFP (gestão 2011-2013).

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

Prado Filho, K., & Lemos, F. C. S. (2012). Foucault hoje: algumas linhas a respeito. Revista Polis E Psique, 2(1), 3. https://doi.org/10.22456/2238-152X.29644

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>