Sobre Memória, Representação e Identidade Social: alguns aspectos teóricos.

Autores

  • Renata Patricia Forain de Valentim Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Zeidi Araújo Trindade Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.21487

Palavras-chave:

Memória Social, Representação Social, Identidade Social

Resumo

Neste trabalho alguns aspectos teóricos relativos ao conceito de Memória Social serão discutidos e alinhavados à teoria das Representações Sociais e à teoria da Identidade Social, em particular aqueles que rompem com a idéia da memória como um depósito de traços do passado e que permitem compreender as representações mnêmicas de modo dinâmico, como reconstruções fundadas dialeticamente em relação às inúmeras necessidades do presente. Nesta perspectiva, o necessário reconhecimento de uma pluralidade de tempos, o assentimento da multiplicidade de versões acerca das histórias que cada grupo seleciona, institucionaliza e transmite através da interação de seus membros, bem como a idéia da identidade social como um processo a ser definido sempre a posteriori, nas novas significações que vão sendo atribuídas à realidade pelos grupos ao longo de sua história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Patricia Forain de Valentim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Graduada em Psicologia pela UFRJ, mestre em Estudos Literários pela UFES e doutora em Psicologia também pela UFES. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da UERJ.

Zeidi Araújo Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo

Zeidi Araújo Trindade è doutora em psicologia e professora titular do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade do Estado do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2012-04-23

Como Citar

Valentim, R. P. F. de, & Trindade, Z. A. (2012). Sobre Memória, Representação e Identidade Social: alguns aspectos teóricos. Revista Polis E Psique, 1(2), 60. https://doi.org/10.22456/2238-152X.21487

Edição

Seção

Artigos