A GAM no ES: invenções com crianças, familiares e trabalhadores

Autores

  • Luciana Vieira Caliman Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espirito Santo http://orcid.org/0000-0001-8558-6562
  • Janaína Mariano César Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0001-6532-1380

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.104628

Palavras-chave:

Gestão Autônoma da Medicação, Saúde mental, Saúde mental infantojuvenil, Participação

Resumo

Neste artigo, analisamos a experimentação da Estratégia GAM no Espírito Santo. O trabalho de pesquisa intervenção participativa com a GAM no percurso de cinco anos constituiu a montagem de três dispositivos. No campo da saúde mental infantojuvenil foram propostos um Grupo GAM com familiares de crianças que fazem uso de psicotrópicos e uma Oficina com crianças. O terceiro dispositivo envolveu a rede de saúde mental mais ampla, com a implementação da Estratégia GAM efetuada por trabalhadoras(es), tendo a Universidade como parceira a partir da criação de um dispositivo de Supervisão coletiva. Dimensionamos essa experiência como inauguradora de outros domínios de intervenção da GAM, compreendendo que tal abertura coloca em relevo o potencial desta estratégia e também o seu maior desafio: a capacidade de ser reinventada a cada experiência situada. Cada dispositivo criado tornou-se inseparável na construção da participaçãoque faz operar coletivos mais cogestivos e autônomos.

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Biografia do Autor

Luciana Vieira Caliman, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espirito Santo

professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora e mestre em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Desenvolve seu trabalho em colaboração com o Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos (NUCC) e a Rede de Estudos de Práticas Conectivas em Políticas Públicas (Conectus). Tem se dedicado à pesquisa dos processos de medicalização e medicamentalização atuais, especialmente no que tange ao Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), com especial interesse aos estudos da Atenção e a prática da pesquisa cartográfica com crianças.

Janaína Mariano César, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Educação (UFES) e Mestre em Psicologia (UFF/RJ). Como pesquisadora, desenvolve seu trabalho na vinculação com a Rede de Estudos de Práticas Conectivas em Políticas Públicas (Conectus). Dedica-se à atuação e estudos relacionados aos processos de produção de subjetividade, processos formativos, ética, processos grupais e clínico-institucionais.

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Caliman, L. V., & César, J. M. (2020). A GAM no ES: invenções com crianças, familiares e trabalhadores. Revista Polis E Psique, 10(2), 166–188. https://doi.org/10.22456/2238-152X.104628

Edição

Seção

Artigos