Uma revisão de literatura sobre o realismo agencial na psicologia

Pedro de Castro Tedesco, Kátia Maheirie, João Manuel de Oliveira

Resumo


Este artigo aborda um estado da arte em relação a produção acadêmica sobre o Realismo Agencial na área da Psicologia. Como forma de inventariar os artigos científicos reunidos, foi realizada uma consulta as bases de dados do Portal de Periódicos e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES com alguns descritores voltados ao Realismo Agencial. Os resultados apontam que o conceito de intra-ação é amplamente utilizado nos trabalhos como forma de sinalizar a mútua constituição entre matéria e discurso. Transversal a esses trabalhos é a utilização do Realismo Agencial para propor alternativas analíticas que primem por um entendimento da matéria como generativa e agenciativa, a partir dos processos de materialização envolvidos na constituição de seus objetos de estudo. Como possíveis apontamentos, sugere-se que trabalhos futuros em Psicologia, que tenham o Realismo Agencial como principal aporte teórico, tenham como foco as dimensões éticas dos processos de materialização

Palavras-chave


neo-materialismo; realismo agencial; psicologia; karen barad

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DOI: https://doi.org/10.22456/2238-152X.103494

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