PROCESSOS GRUPAIS COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Paulo Ricardo de Araújo Miranda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréia Isabel Giacomozzi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Gomes Fiorott Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.103393

Palavras-chave:

Grupo, Adolescentes, Situação de vulnerabilidade social, Cartografia.

Resumo

O presente relato de experiência visa problematizar a prática com grupos de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realizou-se cinco grupos entre agosto e dezembro de 2019. Os grupos eram fechados e com duração de 1 hora e 40 minutos cada. Como método, utilizou-se o ECRO para estruturar os encontros e a coordenação cartográfica como forma de manejo grupal. Os resultados e discussão apontam rizomaticamente para as direções: a alta disponibilidade dos adolescentes em participar; a importância do delineamento e sensibilização ao setting grupal; o modo vetores macropolíticos e institucionais incidem nos processos grupais; a dificuldade em encontrar palavras como efeito da sub-apropriação da linguagem formal; a importância de dar lugar ao que não tem lugar; e, o mapeamento de expressões com camadas de sentido. Por fim, aponta-se o grupo como dispositivo potente para a instauração de novas formas de vida.

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

Miranda, P. R. de A., Giacomozzi, A. I., & Fiorott, J. G. (2021). PROCESSOS GRUPAIS COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Revista Polis E Psique, 11(2), 225–244. https://doi.org/10.22456/2238-152X.103393

Edição

Seção

Relato de Experiência