Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Polis e Psique?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

A Revista Polis e Psique não cobra nenhuma taxa relativa ao processo editorial.

 

Forma e preparação dos artigos

É uma condição para publicação do artigo submetido a este periódico que o mesmo não tenha sido publicado e não seja simultaneamente submetido ou publicado em outro lugar.

O processo editorial só terá início se o encaminhamento do artigo obedecer às condições abaixo. Caso contrário será devolvido para adequação às normas, inclusão de carta ou outros documentos.

- Todo e qualquer encaminhamento à Revista deve ser acompanhado de uma carta do(a) autor(a) principal, assinada por todos os eventuais coautores(as), onde esteja explicitada a intenção de submissão ou resubmissão do trabalho para publicação (esta carta deverá ser encaminhada como documento suplementar).

- A Revista Polis e Psique adota as normas de publicação da APA: "Publication Manual of the American Psychological Association (6ª edição)". A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA.

- Os textos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês.

- Para um guia rápido em português, consulte Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da APA. Para exemplos de seções do manuscrito (em inglês), sugere-se Psychology With Style: A Hypertext Writing Guide (for the 6th edition of the APA Manual).

  • Diretrizes Gerais do Artigo

I.É de grande importância que o cadastro do(a) autor(a) e dos(as) eventuais coautores(as), efetuado em nosso site seja respondido da forma mais completa possível.

II. Configuração da página: Tamanho A4 (21 x 29,7cm).

III. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo referências, notas de rodapé, tabelas, etc.

IV. Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita).

V. Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, Anexos, etc.

VI. Alinhamento: esquerda.

VII. Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25cm

VIII. Numeração das páginas: no canto superior direito.

IX. Cabeçalho de página: as primeiras duas ou três palavras do título devem aparecer cinco espaços à esquerda do número da página. O cabeçalho é usado para identificar as páginas do manuscrito durante o processo editorial.

X. Endereços da Internet: todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos.

XI. Ordem dos elementos do arquivo: Folha de rosto sem identificação, Resumo e Abstract, Corpo do Texto, Referências, Anexos, Notas de Rodapé, Tabelas e Figuras. Inicie cada um deles em uma nova página.

 

Deverão ser submetidos como Documento Suplementar:

A. Carta de Intenção/encaminhamento do(a) autor(a) principal explicitando sua intenção de submeter ou resubmeter a contribuição.

MODELO

"Prezados(as) Editores(as) da Revista Polis e Psique

Encaminhamos para apreciação o artigo intitulado “título do artigo” de autoria de “Nome do(a) autor(a)”. Trata-se de um trabalho inédito e que não está publicado ou em apreciação por qualquer outro meio de divulgação científica nacional ou internacional.

Acreditamos que a contribuição do presente artigo seja... (informar a contribuição).

Declaramos, ainda, que todos os procedimentos éticos de pesquisa foram cumpridos e nos colocamos à disposição para qualquer elucidação que se fizer necessária.

Atenciosamente,

(Assinatura de todos(as) os(as) autores(as)".

B. Folha de rosto identificada: Título original (máximo 10 palavras); Título compatível em inglês e espanhol; Nome e afiliação institucional, por ocasião da submissão do trabalho, de cada autor; Endereço para correspondência (preferencialmente institucional) com os leitores e com o editor, incluindo e-mail, de um dos autores; Agradecimentos e Informações complementares, quando for o caso, como, por exemplo, fomento de pesquisa ou bolsa de estudo. Incluir uma nota sobre os autores: uma breve descrição sobre as atividades atuais dos autores e sobre sua formação.

 

Deverão ser submetidos como Documento Original componentes do artigo:

C. Folha de rosto sem identificação: Título original (máximo 10 palavras) e título compatível em inglês e espanhol.

D. Resumos em português, espanhol e inglês: Parágrafos com no máximo150 palavras, com o título Resumo escrito centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Os resumos em inglês e espanhol devem ser fiéis ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, as traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical das línguas. Polis e Psique tem como procedimento padrão, fazer a revisão final dos resumos, reservando-se o direito de corrigi-los, se necessário. Isto é um item muito importante de seu trabalho, pois em caso de publicação estará disponível em todos os indexadores da revista. Ao fim do resumo, listar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave em português (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula).

E. Corpo do Texto: Não é necessário colocar título do manuscrito nessa página. As subseções do corpo do texto não começam cada uma em uma nova página e seus títulos devem estar centralizados, e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, Resultados, Método e Discussão, em artigos empíricos). Os subtítulos das subseções devem estar em itálico e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, os subtítulos da subseção Método: Participantes, ou Conclusões).

As palavras Figura, Tabela, Anexo que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto.

Sobre o uso de Sublinhados, Itálicos e NegritosUse itálico para palavras ou expressões que  constituam "estrangeirismos", como self, locus, etc. e sublinhado para outras palavras que deseje grifar. Reserve negritos para os títulos.

Dê sempre crédito aos autores e às datas de publicação de todos os estudos referidos. Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação. Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de Referências.

F. Anexos: Evite. Somente devem ser incluídos se contiverem informações consideradas indispensáveis. Os Anexos devem ser apresentados cada um em uma nova página. Os Anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas (A, B, C, e assim por diante), se forem mais de um.

G. Notas de fim: Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e apresentadas após os Anexos. O título (Notas) aparece centralizado. Recue a primeira linha de cada nota de fim em 1,25cm e numere-as conforme as respectivas indicações no texto.

H. Tabelas: Devem ser elaboradas em Word (.doc) ou Excel. No caso de apresentações gráficas de tabelas, use preferencialmente colunas, evitando outras formas de apresentação como pizza, etc. Nestas apresentações evite usar cores. Cada tabela começa em uma página separada. A palavra Tabela é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à tabela. Dê um espaço duplo e digite o título da tabela à esquerda, em itálico e sem ponto final, sendo a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Apenas a primeira letra da primeira palavra e de nomes próprios deve estar em maiúsculo.

I. Figuras: Devem ser do tipo de arquivo JPG e apresentadas em uma folha em separado. Não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. A palavra Figura é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à figura. Dê um espaço duplo e digite o título da figura à esquerda, em itálico e sem ponto final, sendo a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Apenas a primeira letra da primeira palavra e de nomes próprios deve estar em maiúsculo.

As palavras Figura, Tabela e Anexo que aparecerem no texto devem, sempre, serem escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número (para Figuras e Tabelas) ou letra (para Anexos) respectivos aos quais se referem. A utilização de expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada. As normas não incluem a denominação de Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

 

 

J. Exemplos de citações no corpo do manuscrito:

Os exemplos abaixo auxiliam na organização de seu manuscrito, mas certamente não esgotam as possibilidades de citação em seu trabalho. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição) para verificar as normas para outras referências.

- Citação de artigo de autoria múltipla

  • Artigo com dois autores: cite os dois nomes sempre que o artigo for referido.
  • Artigo com três a cinco autores: cite todos os autores na primeira referência; da segunda referência em diante utilize sobrenome do primeiro autor seguido de "e cols." e da data, caso seja a primeira citação no parágrafo.
  • Artigo com seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "e cols." e da data. Porém, na seção de Referências todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.

- Citações de obras antigas e reeditadas

Utilize o seguinte formato: Autor (data de publicação original / data de publicação consultada).

- Citação secundária

Trata-se da citação de um artigo discutido em outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Por exemplo: "Piaget (1932, citado por Flavell, 1996) ...". Na seção de referências citar apenas a obra consultada (no caso, Flavell, 1996).

NOTA: Citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no parágrafo do texto, entre aspas. Citações com mais de 40 palavras devem aparecer sem aspas em um parágrafo no formato de bloco, com cada linha recuada 5 espaços da margem esquerda. Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância. A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhado e entre colchetes, logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (...). A inserção de material tais como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

Atenção: Não use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das normas da APA.

Abreviações em Latim: Use as seguintes abreviações de Latim apenas em texto entre parêntesis; em texto sem parêntesis, use a tradução em português destes termos: cf. = compare; i.e. = isto é ; e.g. = por exemplo; viz. = ou seja; etc. = e assim por diante; vs. = versus, contra.

L. Referências:

  

Referências:

Inicie uma nova página para a seção de Referências, com este título centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nesta seção. Continue utilizando espaço duplo e não deixe um espaço extra entre as citações.

As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da APA (veja alguns exemplos abaixo). Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição) para verificar as normas não mencionadas aqui.

Em casos de referência a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente desse autor. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

Exemplos de referências:

  • Artigo de revista científica

Pedrebon, M. K., Mathias, F. A. T., Aidar, T., & Rodrigues, L.A. (2010). Desigualdade sócio-espacial expressa por indicadores do Sistema de Informações sobre Nasciddos Vivos. Cadernos de Saúde Pública, 8, 1583-1594.

  • Artigo de revista científica paginada por fascículo

Kristensen, C. H., Almeida, R. M. M. de, & Gomes, W. B. (2001). Desenvolvimento histórico e fundamentos metodológicos da neuropsicologia cognitiva. Psicologia Reflexão e Crítica, 14(2), 259-274.

  • Artigo de revista científica no prelo

Indicar no lugar da data, que o artigo está no prelo. Incluir o nome do periódico sublinhado após o título do artigo. Não referir data e números do volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando que está no prelo.

  • Livros

Bulla, C. L., Mendes, M. J.,& Prates, C. J. (2004). As múltiplas formas de exclusão social. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS.

  • Capítulo de livro

Maraschin, C. (2005). Redes de conversação como operadores de mudanças estruturais na convivência. Em N. M. C. Pellanda, E. T. M. Schlünzen & K. SchlüzenJr. (Orgs.), Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas (pp. 135-143). Rio de Janeiro: DP & A.

  • Trabalho apresentado em congresso, mas não publicado

Féres-Carneiro, T. (1998, dezembro). A transformação das relações familiares no mundo contemporâneo. Trabalho apresentado no II Encontro sobre Direito de Família em Discussão, Rio de Janeiro, RJ.

  • Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em anais

Custódio, E. M. (2000). Avaliação Psicológica no contexto da saúde: Perspectivas atuais [Resumos]. Em Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Org.), Anais, VIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico - ANPEPP (p. 170). Serra Negra, SP.

  • Teses ou dissertações não publicadas

Faveret, B. M. S. (1997). Psicanálise e biologia: o adoecer psíquico repensado a partir do paradigma informacional. Tese de Doutorado. Curso de Pós-graduação em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.

  • Obra antiga e reeditada em data muito posterior

Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1979)

  • Autoria institucional

American Psychological Association (1994). Publication manual (4ª ed.). Washington, DC: Author.

  • Comunicação pessoal

Pode ser carta, mensagem eletrônica, conversa telefônica ou pessoal. Cite apenas no texto, dando as iniciais e o sobrenome do emissor e a data. Não inclua nas referências.

 

 
  • Diretrizes para submissão

 

 

- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar na carta de apresentação que precede a folha de identificação.

- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (doc).

- Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativos.

- O texto está em espaço duplo, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, com parágrafos alinhados à esquerda, com anexos, tabelas e figuras no final do corpo do manuscrito, após as referências bibliográficas, com sinalização no corpo do texto indicando onde devem ser inseridos. O manuscrito, sendo um artigo, não deve exceder 25 páginas (no caso de resenhas o número máximo de páginas é 15, e relatos de experiência, 25). A página deve ser do tamanho A4 (21 x 29,7cm), com todas as margens iguais a 2,5 cm. Caso haja subdivisões no texto, recomenda-se no máximo três níveis de intertítulos. Veja Diretrizes para o Autor.

- O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes para o Autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. O manuscrito está de acordo com as normas técnicas da American Psychological Association: Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição).

- O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word, e em qualquer outra parte do manuscrito enviado à revista, a não ser na carta de apresentação e folha de rosto identificada (que devem ser submetidas como Documento Suplementar).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar na carta de intenções/encaminhamento que precede a folha de identificação.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (doc).

  3. Todos os endereços "URL" no texto (ex.:http://pkp.sfu.ca) estão ativos.

  4. O texto está em espaço duplo, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, com parágrafos alinhados à esquerda, com anexos, tabelas e figuras no final do corpo do manuscrito, após as referências bibliográficas, com sinalização no corpo do texto indicando onde devem ser inseridos. O mançuscrito, sendo um artigo, não excede 25 páginas. A página está em tamanho A4 (21 x 29,7cm), com todas as margens igual a 2,5 cm. Caso haja subdivisões no texto, elas estão com o máximo de três níveis de intertítulos. Veja Diretrizes para o Autor.

  5. O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes para o Autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. O manuscrito está de acordo com as normas técnicas da American Psychological Association: Publication Manual of the American Psychological Association (2001, 5ª edição).

  6. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word, e em qualquer outra parte do manuscrito enviado à revista, a não ser na carta de apresentação e folha de rosto identificada (que deve ser submetida como Documento Suplementar).

  7. O cadastro para autor e coautor está respondido com clareza e de forma completa.

 

Declaração de Direito Autoral

3.2 Declaração de Direito Autoral

Declaração de Direito Autoral

Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor:_____________________________________________________________

Título do manuscrito:________________________________________________________

Título abreviado: ________________________________________________________

Número do manuscrito:______________

Nomes de todos os co-autores na ordem que aparecem no artigo: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________.

1.  Declaração  de  Responsabilidade  -  Garanto  que  em  caso  de  vários  autores,  obtive,  por escrito, autorização para assinar esta declaração em seu nome e que todos os co-autores leram e concordaram  com  os  termos  desta  declaração.  -  Certifico  que  o  artigo  representa  um  trabalho inédito  e que nem  este manuscrito,  em parte  ou na  íntegra, nem  outro  trabalho  com  conteúdo substancialmente  similar,  de  minha  autoria,  foi  publicado  ou  está  sendo  considerado para publicação  em  outra  revista,  que  seja  no  formato  impresso  ou  eletrônico.  -  Atesto   que,  se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está  sendo  baseado,  para  exame  dos  editores.  -  Certifico  que  todos  os  autores  participaram suficientemente do  trabalho para  tornar pública sua  responsabilidade pelo conteúdo. No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor,  conforme  abaixo  especificado:  -  Certifico  que  (1)  Contribuí  substancialmente  para  a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e  interpretação dos dados; (2) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; (3) Participei da aprovação da versão final do manuscrito. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Assinatura (em nome de todos os autores):

__________________________________

Data:_______________

2. Transferência de Direitos Autorais – Declaro que em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Polis e Psique, vedada qualquer reprodução,  total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida,  farei  constar  o  devido  agradecimento  à  Revista  Polis e Psique da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Assinatura (em nome de todos os autores): _________________________________

Data:_______________

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.