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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Polis e Psique não cobra nenhuma taxa relativa ao processo editorial


A Revista Polis e Psique publica relatos de pesquisa, ensaios teóricos, relatos de experiência, resenhas e entrevistas. A Revista contará com seguintes seções:

 

Artigos (15-25 páginas): relatos de pesquisas originais ou ensaios teóricos dentro das temáticas abarcadas pelo escopo da revista.

 

Relatos de experiências (15-20 páginas): relatos de pesquisa ou de experiência profissional metodologicamente apropriadas; textos que descrevem novos métodos ou intervenções serão também considerados.

 

Resenhas (5-10 páginas): revisão crítica de obra recém publicada, orientando o (a) leitor (a) quanto às suas características e usos potenciais.


Entrevistas (5-10 páginas): entrevista com autores, pesquisadores e autoridades no campo acadêmico, político, social e cultural que tenham contribuições significativas nas suas áreas de competência e trabalho.

IMPORTANTE: o número total de páginas deve ser contado a partir da introdução até o final das referências, de modo que não se incluem na contagem a página de título, tampouco as páginas dos resumos.

A Revista tem periodicidade quadrimestral, ou seja, publica três números por ano. Serão publicados doze artigos originais por volume, podendo ser incluídos relatos de experiência, resenhas e entrevistas, de autores (as) nacionais e estrangeiros. Cada volume terá, no mínimo, publicações de dois países, cinco estados brasileiros e oito instituições.

 

Cada autor (a) terá somente um artigo publicado por ano. O para a realização de uma nova submissão deve ser, no mínimo, de 1 ano depois do último submetido, se este último tiver sido publicado. O tempo médio de trâmite dos artigos submetidos é de 16 meses. A Revista Polis e Psique, no quadriênio 2013-2016, está classificada como B2, na área de avaliação da Psicologia. Para informações atualizadas sobre o Qualis do Periódico, sugere-se consultar a Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.xhtml

Processo Editorial

Uma primeira avaliação dos artigos é feita pelos Editores para verificar se os documentos submetidos estão em conformidade com o que aqui é estabelecido. Caso documentos, informações ou o próprio manuscrito esteja com inadequações, os (as) autores (as) serão informados por email e a submissão será rejeitada e arquivada. Uma nova submissão poderá ser feita após a correção das inadequações. Caso seja constatado que novas inadequações estão presentes, a Revista Polis e Psique se reserva o direito de apenas rejeitar e arquivar a submissão, não aceitando nova submissão do mesmo manuscrito. Neste caso, os (as) autores (as) serão devidamente informados.

 

Diretrizes Gerais de Submissão do Artigo

 

Todos (as) os (as) autores (as) e coautores (as) devem estar devidamente cadastrados em nosso site para a realização da submissão dos artigos.

 

O cadastro dos (as) autores (as) deve estar completo e atualizado no site da Revista.

 

Uma das exigências no cadastro é a inserção do ORCID. Os (as) autores (as) que não possuam o registro podem realizar-lo no site https://orcid.org/signin . Posteriormente, basta copiar o ORCID iD (Ex.: https://orcid.org/0000-000-0000-000X) disponibilizado pela plataforma e inseri-lo no campo do cadastro destinado a ele. Caso a plataforma da Revista informe problema na autenticação, sugere-se retirar a letra 'S' de 'https', deixando apenas o 'http' (Ex.: http://orcid.org/0000-000-0000-000X) e salvar novamente.

 

Toda e qualquer dúvida sobre o processo editorial deve ser enviada ao contato de email da Revista.

 

É uma condição fundamental para publicação do artigo submetido a este periódico que o mesmo não tenha sido publicado e não seja simultaneamente submetido em outra Revista.

 

O processo editorial só terá início se o encaminhamento do artigo obedecer às condições abaixo. Caso contrário, o manuscrito será devolvido para adequação às normas, inclusão de documentos ou outros elementos necessários.

 

Os (as) autores (as) devem se certificar de que o arquivo do manuscrito submetido para avaliação esteja sem qualquer forma de identificação, inclusive nas citações e referências. Caso o manuscrito contenha informações que permitam identificar os (as) autores (as), o artigo será devolvido, a submissão será arquivada e um novo processo de submissão deverá ser feito, pelos (as) autores (as), após adequação. No editor de texto o seguinte caminho deve ser realizado para remover as informações pessoais dos arquivos: arquivo -> verificar se há problemas -> inspecionar documento -> inspecionar -> propriedades do documento e informações pessoais -> remover tudo -> salvar.

 

--IMPORTANTE: autores (as) que, por ventura, citem trabalhos de sua autoria no corpo do manuscrito, devem suprimir as informações correspondentes ao trabalho na primeira fase de submissão. Isto é: para identificar essas citações os (as) autores (as) devem citar e referenciar da seguinte forma: Autor (a), (ano) tanto nas citações no corpo do texto, quanto nas Referências. Nas referências, tais indicações de autoria devem aparecer antes das demais, logo no início da lista de referências. Essas informações serão acrescentadas pelos (as) próprios (as) autores (as) na versão final do artigo, antes da publicação. Os (as) autores (as) serão responsáveis pela correta informação de citações e referências.

 

A Revista Polis e Psique adota as normas de publicação da APA: "Publication Manual of the American Psychological Association (6ª edição)". A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA.

Os textos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês.

Para um guia rápido em Língua Portuguesa (Brasil), consulte a Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da APA. Para exemplos de seções do manuscrito (em inglês), sugere-se Psychology With Style: A Hypertext Writing Guide (for the 6th edition of the APA Manual).

 

Forma e preparação dos artigos

 

Um template está disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1ObLes9RmzOz7cKZJ3Ujy-4k4HXLkNSYo?usp=sharing 

Importante: deve-se fazer o download dos templates e, posteriormente, preencher para submeter em pdf na plataforma da Revista. Não se deve preencher os documentos no google docs, uma vez que qualquer pessoa com o link poderá acessar o template.

Configuração da página: Tamanho A4 (21 x 29,7cm).

 

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o arquivo (incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, Anexos, etc.).

 

Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita).

 

Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o arquivo (incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, Anexos, etc.).

 

Alinhamento: esquerda.

 

Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25cm

 

Numeração das páginas: não é preciso inserir numeração de página.

 

Endereços da Internet: todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos, acessíveis e atualizados.

 

Ordem dos elementos do arquivo: Folha de rosto sem identificação, Resumo, Resumen e Abstract, Corpo do Texto, Referências, Anexos, Notas de Rodapé, Tabelas e Figuras. Inicie cada um deles em uma nova página.

 

Documentos Suplementares

 

Cada um dos documentos suplementares deve ser submetido em folha própria. 


Os templates dos documentos suplementares estão disponíveis emhttps://drive.google.com/drive/folders/1tgP5Gd6rMJxdtWSfzyKCaYQ0IMwAVoRx?usp=sharing

Importante: os documentos suplementares devem ser submetidos em PDF.

A. Carta de Intenção/Encaminhamento: O (a) autor (a) principal submeterá uma carta assinada por todos (as) os (as) coautores (as) explicitando sua intenção de submeter a contribuição à Revista.

 

B. Folha de rosto identificada: O (a) autor (a) principal submeterá uma Folha de rosto com todas as informações, inclusive sobre os (as) coautores (as)

 

 

O documento original do artigo submetido para apreciação deve conter, em arquivo único, os seguintes elementos na ordem como são apresentados:

 

A. Folha de rosto sem identificação: Título original (máximo 10 palavras) e título compatível em espanhol e em inglês. Não utilizar quebras de página no documento do manuscrito.

 

B. Resumos em português, espanhol e inglês: Parágrafos com, no máximo, 150 palavras. A palavra Resumo deve estar escrita na primeira linha, centralizada e em negrito (o mesmo de ser empregado para as palavras Resumen e Abstract). Os resumos em inglês e espanhol devem ser fiéis ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, as traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical das línguas. A Revista Polis e Psique tem como procedimento padrão fazer a revisão final dos resumos, reservando-se o direito de corrigi-los, se necessário. Os resumos são itens de fundamental relevância para o seu trabalho, pois em caso de publicação estará disponível em todos os indexadores da Revista.

 

C. Ao fim de cada Resumo, deve-se listar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave em português (com cada letra inicial das palavras em maiúscula e as palavras separadas por ponto e vírgula). O mesmo deve ser feito para o Resumen e Abstract. Este é mais um elemento fundamental dos trabalhos científicos, uma vez que é pelas palavras-chave que os buscadores realizam a correta identificação dos trabalhos nas pesquisas realizadas pelos (as) leitores (as).

 

D. Corpo do Texto: Não é necessário colocar título do manuscrito nessa página. Os eventuais subtítulos presentes no corpo do texto não precisam começar em páginas separadas. Todos os títulos devem estar centralizados, e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, Resultados, Método e Discussão, em artigos empíricos). Os subtítulos das subseções devem estar em itálico e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula.

 

E. As palavras Figura, Tabela e Anexo que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. A utilização de expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada. As normas não incluem a denominação de Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

 

F. Sobre o uso de Sublinhados, Itálicos e Negritos: Use itálico para palavras ou expressões que constituam "estrangeirismos", como self, locus, etc., e sublinhado para outras palavras que intencione destacar. Reserve negritos para os títulos.

 

G. Dê sempre crédito aos autores e às datas de publicação de todos os estudos referidos. Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação. Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de Referências.

 

H. Anexos: Evite. Somente devem ser incluídos se contiverem informações consideradas indispensáveis. Os Anexos devem ser apresentados cada um em uma nova página. Os Anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas (A, B, C, e assim por diante), se forem mais de um.

 

I. Notas de Rodapé: Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e apresentadas após os Anexos. O título (Notas) aparece centralizado. Recue a primeira linha de cada nota de fim em 1,25cm e numere-as conforme as respectivas indicações no texto.

 

J. Tabelas: Devem ser elaboradas em Word (.doc) ou Excel. No caso de apresentações gráficas de tabelas, use preferencialmente colunas, evitando outras formas de apresentação como pizza, etc. Nestas apresentações evite usar cores. Cada tabela começa em uma página separada. A palavra Tabela é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à tabela. Dê um espaço duplo e digite o título da tabela à esquerda, em itálico e sem ponto final, sendo a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Apenas a primeira letra da primeira palavra e de nomes próprios deve estar em maiúsculo.

 

K. Figuras: Devem ser apresentadas no local exato em que devem aparecer no corpo do texto e serem editáveis.

 

L. Não utilizar quebras de página.

 

Citações e Referências

 

Os exemplos abaixo auxiliam na organização de seu manuscrito, mas certamente não esgotam as possibilidades de citação em seu trabalho. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição) para verificar as normas para outras referências. A correta formatação do manuscrito é de responsabilidade dos (as) autores (as).

- Citação de artigo de autoria múltipla

  • Artigo com dois autores: cite os dois nomes sempre que o artigo for referido.
  • Artigo com três a cinco autores: cite todos os autores na primeira referência; da segunda referência em diante utilize sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." e da data, caso seja a primeira citação no parágrafo.
  • Artigo com seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "et al." e da data. Porém, na seção de Referências todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.

 

- Citações de obras antigas e reeditadas

Utilize o seguinte formato: Autor (data de publicação original / data de publicação consultada).

 

- Citação secundária

 

Trata-se da citação de um artigo discutido em outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Por exemplo: "Piaget (1932, citado por Flavell, 1996) ...". Na seção de referências citar apenas a obra consultada (no caso, Flavell, 1996).

 

NOTA: Citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no parágrafo do texto, entre aspas. Citações com mais de 40 palavras devem aparecer sem aspas em um parágrafo no formato de bloco, com cada linha recuada 1,25 cm da margem esquerda. Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância. A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhado e entre colchetes, logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (...). A inserção de material tais como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

 

Atenção: Não use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das normas da APA.

Abreviações em Latim: Use as seguintes abreviações de Latim apenas em texto entre parêntesis; em texto sem parêntesis, use a tradução em português destes termos: cf. = compare; i.e. = isto é ; e.g. = por exemplo; viz. = ou seja; etc. = e assim por diante; vs. = versus, contra.

 

Referências

 

Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nesta seção; isto é: todas as obras/documentos citados devem ser referenciados. Continue utilizando espaço duplo e não deixe um espaço extra entre as citações.

 

As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da APA (veja alguns exemplos abaixo). Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição) para verificar as normas não mencionadas aqui.

Em casos de referência a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente desse autor. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

 

Exemplos de referências:

 

a)      Periódicos: publicações regulares de revistas, jornais e boletins informativos.

 

Exemplo de documento sem doi

 

Autor, A. A., Autor, B. B. & Autor, C. C. (ano). Título do documento. Título do periódico, volume(número), página inicial – página final. Recuperado de (link direto do documento).

 

Exemplo de documento com doi

 

Autor, A. A., Autor, B. B. & Autor, C. C. (ano). Título do documento. Título do periódico, volume(número), página inicial – página final. doi: (inserir o doi do documento).

 

b)      Artigo de Revista

 

Autor, A. A., Autor, B. B. & Autor, C. C. (ano, mês). Título. Nome da Revista, volume (número), página inicial – página final. Recuperado de (link direto do documento).

 

c)      Artigo de Jornal

Autor, A. A., Autor, B. B. & Autor, C. C. (ano, dia e mês). Título. Nome do Jornal. Recuperado de (link direto do documento).

 

d)     Livros

Autor, A. A. (ANO). Título: subtítulo se houver. Cidade, País: Editora.

 

e)      Livro em formato eletrônico

1)      Autor, A. A. (ANO). Título: subtítulo se houver. Cidade, País: Editora. Recuperado de (link direto do documento).

2)      Autor, A. A. (ANO). Título: subtítulo se houver [versão Adobe Digital Editions]. doi: inserir doi.

3)      Autor, A. A. (ANO). Título: subtítulo se houver. Recuperado de (link direto do documento).

 

f)       Capítulo de livro

Autor, A. (ano). Título: subtítulo se houver. In A. Autor & B. Autor (Org.), Título do livro: subtítulo se houver (pp. XX – XX). Cidade, País: Editora.

 

g)      Autor corporativo, relatório governamental.

Nome mais alto da organização, Departamento/Setor secundário. (ano). Título: subtítulo se houver. Recuperado de (link direto do documento).

 

h)      Encontros e simpósios

Simpósios

Debatedor, A. A., Debatedor, B.B. & Debatedor, C.C. (Ano, mês). Título da contribuição: subtítulo se houver. In E. E. Coordenador da mesa, Título do Simpósio: subtítulo se houver. Nome da Instituição que organizou o simpósio, Cidade, Estado, País.

 

Trabalhos apresentados ou pôster

Apresentador, A. A. (Ano, mês). Título do trabalho: subtítulo se houver. Trabalho/pôster apresentado na sessão “nome da sessão” no evento “nome do evento”, organizado por “nome da instituição promotora do evento”, Cidade, Estado, País.

 

i)        Teses e dissertações

Autor, A. A. (ano). Título da tese: subtítulo se houver (Dissertação de Mestrado/Tese de doutorado). Nome da Instituição, Cidade, Estado, País. Recuperado de (link direto do documento).

 

Autor, A. A. (ano). Título da tese: subtítulo se houver (Dissertação de Mestrado/Tese de doutorado). Recuperado de (link direto do documento).

 

j)        Meios audiovisuais

Filmes

Produtor, A. A. (Produtor), & Diretor, B. B. (Diretor). (ano). Título do filme: subtítulo se houver. Cidade de origem: Estúdio.

 

Gravação musical

Autor, A. (ano do copyright). Título da música [Gravado por B. B. Artista, quando diferente do autor]. In Título do Álbum [mídia de gravação: CD, Disco, fita cassete, etc.]. Cidade, Estado, País: Selo. (Data de gravação se diferente da data do copyright da música).

 

Vídeo

Autor, A./ou Instituição. (ano). Título do vídeo: subtítulo se houver. Recuperado de (link direto do documento).

 

Podcast

Autor, A. (ano, dia e mês). Título: subtítulo se houver [áudio podcast]. Recuperado de (link direto do documento).

 

k)      Documentos jurídicos

Estatuto

Nome da lei. Número da Lei. (ano). Instituição regulamentadora. Recuperado de (link direto do documento).

 

Projeto de lei/Lei.

Título [se pertinente], número da lei ou resolução, disposição da Lei ou projeto, Instituição regulamentadora. (ano). Recuperado de (link direto do documento).

 

-- Importante: Demais itens não indicados nestes exemplos devem ser consultados diretamente no Manual da APA 6ª edição.

Check list da Submissão

 

- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar na carta de apresentação que precede a folha de identificação.

 

- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (doc).

 

- Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativos.

 

- O texto está em espaço duplo, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, com parágrafos alinhados à esquerda, com anexos, tabelas e figuras no final do corpo do manuscrito, após as referências bibliográficas, com sinalização no corpo do texto indicando onde devem ser inseridos. O manuscrito segue as normas da Revista com relação ao número de páginas para cada categoria de artigo A página deve ser do tamanho A4 (21 x 29,7cm), com todas as margens iguais a 2,5 cm. Caso haja subdivisões no texto, recomenda-se no máximo três níveis de intertítulos. Veja Diretrizes para o Autor.

 

- O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes para o Autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. O manuscrito está de acordo com as normas técnicas da American Psychological Association: Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição).

 

- O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word, e em qualquer outra parte do manuscrito enviado para apreciação pela revista (Excetuando-se os documentos suplementares nos quais as informações sobre os autores é utilizada somente pelo Corpo Editorial da Revista e não disponibilizados aos avaliadores).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar na carta de intenções/encaminhamento que precede a folha de identificação.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (doc).

  3. Todos os endereços "URL" no texto (ex.:http://pkp.sfu.ca) estão ativos.

  4. O texto está em espaço duplo, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, com parágrafos alinhados à esquerda, tabelas e figuras no exato local do corpo do manuscrito. O manuscrito segue as normas da Revista com relação ao número de páginas para cada categoria de artigo A página deve ser do tamanho A4 (21 x 29,7cm), com todas as margens iguais a 2,5 cm. Caso haja subdivisões no texto, recomenda-se no máximo três níveis de intertítulos. Veja Diretrizes para o Autor.

  5. O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes para o Autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. O manuscrito está de acordo com as normas técnicas da American Psychological Association: Publication Manual of the American Psychological Association (6ª edição).

  6. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word, e em qualquer outra parte do manuscrito enviado à revista, a não ser na carta de apresentação e folha de rosto identificada (que deve ser submetida como Documento Suplementar).

  7. O cadastro para autor e coautor(es) está respondido com clareza e de forma completa.

  8. Não há identificação dos autores em forma de autocitação, tampouco na apresentação de números de pareceres de Comitês de Ética (tais elementos serão inseridos após o processo editorial). O parecer deverá ser enviado como Documento Suplementar no ato da submissão do manuscrito.
 

Declaração de Direito Autoral

IMPORTANTE: a carta de declaração de direitos deverá ser submetida como documento suplementar.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.