Marcações étnico-linguísticas em cursos de licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras-Português)

Autores/as

  • Eliana Bär Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – câmpus Palhoça Bilíngue
  • Regina Maria de Souza Universidade de Campinas (UNICAMP)

Palabras clave:

pedagogia bilíngue, particularidade étnico-linguística, Libras

Resumen

Os projetos de curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras-Português), em implantação no Brasil a partir da vigência do “Plano Viver Sem Limite” e de políticas linguísticas e educacionais relacionadas a pessoas surdas das últimas décadas, tem se aproximado da noção de particularidade étnico-linguística como base teórico-discursiva. No presente trabalho, apresentaremos alguns dados que enfatizam tal aproximação, procurando, além disso, identificar ambiguidades discursivas, tendo em vista a forma como estes projetos manejam as noções de deficiência, educação bilíngue e a atuação dos profissionais a serem formados.

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

Bär, E., & de Souza, R. M. (2019). Marcações étnico-linguísticas em cursos de licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras-Português). Políticas Educativas – PolEd, 13(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/99180