“Recuerdos” da Memória de uma Professora de Classe Multisseriada
Palabras clave:
História de Vida, Narrativas (Auto)Biográficas, Classes MultisseriadasResumen
Este artigo constitui-se a partir da análise de narrativas (auto)biográficas da história de vida de uma professora rural em classes multisseriadas na localidade de Santo Antônio, interior do município de Jari/RS. A pesquisa foi elaborada com o objetivo de compreender, a partir da memória de uma professora que atuou em classe multisseriada, [re]significações sobre os processos formativos vivenciados e suas imbricações com a vida pessoal e profissional. O estudo fundamentou-se em Bauer e Gaskell (2002), por meio da metodologia de história de vida, com ênfase nas narrativas (auto)biográficas, e como instrumentos de recolha de informações, foram utilizadas entrevistas narrativas. O referencial teórico está assentado nas contribuições de Abrahão (2006); Antunes (2007); Bosi (1994); Delory-Momberger (2008), Hage (2010); Isaia e Bolzan (2009) Josso (2004); Molinari (2009); Nóvoa (1995); Santos (2007); Souza (2006). Pode-se perceber, a partir da análise das narrativas, que estas ganharam sentido e se potencializaram como formadoras, por meio da reflexidade biográfica em que a professora empreendeu ao narrar sua história, revelando implicações sobre seu trabalho docente, frente às peculiaridades e singularidades, possibilitando, assim, reflexões sobre a vida, a formação e a profissão do ser docente em classe multisseriada.Descargas
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Publicado
2018-11-27
Cómo citar
Ribas, J. da R., & Antunes, H. S. (2018). “Recuerdos” da Memória de uma Professora de Classe Multisseriada. Políticas Educativas – PolEd, 12(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/88460
Número
Sección
Artículos