“Recuerdos” da Memória de uma Professora de Classe Multisseriada

Juliana da Rosa Ribas, Helenise Sangoi Antunes

Resumen


Este artigo constitui-se a partir da análise de narrativas (auto)biográficas da história de vida de uma professora rural em classes multisseriadas na localidade de Santo Antônio, interior do município de Jari/RS. A pesquisa foi elaborada com o objetivo de compreender, a partir da memória de uma professora que atuou em classe multisseriada, [re]significações sobre os processos formativos vivenciados e suas imbricações com a vida pessoal e profissional. O estudo fundamentou-se em Bauer e Gaskell (2002), por meio da metodologia de história de vida, com ênfase nas narrativas (auto)biográficas, e como instrumentos de recolha de informações, foram utilizadas entrevistas narrativas. O referencial teórico está assentado nas contribuições de Abrahão (2006); Antunes (2007); Bosi (1994); Delory-Momberger (2008), Hage (2010); Isaia e Bolzan (2009) Josso (2004); Molinari (2009); Nóvoa (1995); Santos (2007); Souza (2006). Pode-se perceber, a partir da análise das narrativas, que estas ganharam sentido e se potencializaram como formadoras, por meio da reflexidade biográfica em que a professora empreendeu ao narrar sua história, revelando implicações sobre seu trabalho docente, frente às peculiaridades e singularidades, possibilitando, assim, reflexões sobre a vida, a formação e a profissão do ser docente em classe multisseriada.

Palabras clave


História de Vida; Narrativas (Auto)Biográficas; Classes Multisseriadas

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))


Copyright (c) 2018 Políticas Educativas

ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

La recepción de artículos se caracteriza por su flujo continuo sin que sea posible preveer la fecha de su publicación.


This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC 4.0).