Educação (de tempo) integral: controversas e desafios no Plano Nacional de Educação (2014-2024)

Autores/as

  • Gilcilene Barão Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Mara Jacomeli Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Leandro Sartori Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palabras clave:

Plano Nacional de Educação, Educação Integral, Ensino Médio Inovador, Novo Mais Educação, Educação em tempo Integral

Resumen

O Plano Nacional de Educação 2014-2024 (lei 13.005/2014) indica, no caput da meta 6, o oferecimento de educação de tempo integral em “(...) no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica”, como meta a se alcançar. As políticas de educação (em tempo) integral que vêm sendo implementadas cooperam para operacionalizar o cumprimento da meta. Elas apontam a um modelo educacional em que o “aprender a aprender”, a educação ao longo da vida e o compromisso de proteção social vinculam-se aos compromissos do Capital operados pelos Organismos Internacionais. A implementação desta educação (em tempo) integral é esvaziada de conteúdo formativo e vem sendo implementada a revelia do compromisso de elevação da qualidade da educação pública. Cabe, neste cenário, investigar as contradições, os desafios e os limites colocados à pauta educacional, apontando a necessidade de lutar por outro patamar formativo à classe trabalhadora, no qual se recupera a defesa da escola pública e se salienta seu papel para a socialização dos saberes. Neste texto, em específico, o objetivo foi de inventariar e de traçar as linhas gerais desta política educacional, introduzindo enfrentamentos necessários para fazer avançar o debate.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilcilene Barão, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando como docente na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense na graduação, na especialização e no programa de pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em periferias urbanas. Pesquisadora do CNPQ.

Mara Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora da Universidade Estadual de Campinas na Faculdade de Educação. É, atualmente, Coordenadora Geral do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp e Coordenadora local do Grupo de Pesquisa do HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil), da mesma Instituição.

Leandro Sartori, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação, vinculado à linha Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Publicado

2018-11-27

Cómo citar

Barão, G., Jacomeli, M., & Sartori, L. (2018). Educação (de tempo) integral: controversas e desafios no Plano Nacional de Educação (2014-2024). Políticas Educativas – PolEd, 12(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/87811