A organização curricular na escola de educação integral: o instituído e o instituinte
Palabras clave:
Educação Integral, Organização Curricular, Escola PúblicaResumen
Esse artigo tem como objetivo descrever e examinar a trajetória de organização curricular de uma unidade escolar de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campinas/SP que, de escola de tempo parcial, foi transformada em escola de educação integral. Para tanto, apresenta-se as normativas que orientam a política de educação integral na Rede Municipal de Ensino, com os objetivos de compreender o projeto societário que a sustenta e de analisar as diretivas sobre a nova organização curricular para a escola de educação integral. Em seguida, reflete-se sobre o caminho trilhado pela escola em questão para o atendimento curricular da educação integral, ponderando-se as iniciativas empreendidas entre o instituído e o instituinte da implementação da educação integral. Conclui-se que a organização curricular foi estruturando-se e instituindo-se pela ação dos sujeitos que atuam, no dia a dia da escola, na direção da formação do sujeito de direito. Os consensos e os conflitos emanados deste processo foram incorporados como próprios do fazer político pedagógico da equipe gestora, promovendo a gestão democrática e o planejamento participativo.Descargas
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Publicado
2018-11-27
Cómo citar
Ganzeli, P., Machado, C., Nogueira, R. G. D., & Costa, C. da S. (2018). A organização curricular na escola de educação integral: o instituído e o instituinte. Políticas Educativas – PolEd, 12(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/87808
Número
Sección
Dossier