Qualidade da escola pública e as políticas neoliberais: que caminhos os estudantes sinalizam?

Autores/as

  • Mara Regina Lemes de Sordi Universidade Estadual de Campinas
  • Regiane Helena Bertagna Universidade Estadual de Campinas
  • Sara Badra de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Escola Pública, Avaliação Institucional Participativa, Processos Alternativos De Regulação Da Qualidade, Estudantes

Resumen

Objetiva-se reafirmar a escola como unidade de referência para a avaliação da qualidade do ensino público em tempos marcados pelas lógicas dos reformadores empresariais. Baseado nos princípios da responsabilização participativa, discutem-se as potências da avaliação institucional, como respostas propositivas das redes de ensino aos vieses de políticas públicas centradas em metas que desconsideram a formação humana como direito dos estudantes e dever da escola pública. Pesquisa desenvolvida no período de 2013 a 2018 em uma rede municipal de ensino no Brasil, sob os auspícios do OBEDUC/CAPES, subsidiou a criação de uma matriz avaliativa multidimensional interessada em identificar os sentidos da qualidade social produzida pelos atores da escola. A aplicação do instrumento em larga escala abrangeu professores e alunos e identificou, de forma relacional, múltiplas qualidades existentes nas escolas e que são sumariamente descartadas pelos processos de regulação externa que se restringem a medir proficiências evidenciadas nos testes padronizados bidimensionais. Neste texto, toma-se a voz dos estudantes para explicitar a percepção do segmento sobre as qualidades da sua escola. Estes dados, mobilizados pela avaliação institucional participativa, possibilitam processos decisórios comprometidos com as aprendizagens de todos os estudantes, tencionando o debate sobre qualidade educacional, e revelam-se como uma alternativa de resistência em defesa da educação pública.

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Publicado

2018-10-11

Cómo citar

Sordi, M. R. L. de, Bertagna, R. H., & Oliveira, S. B. de. (2018). Qualidade da escola pública e as políticas neoliberais: que caminhos os estudantes sinalizam?. Políticas Educativas – PolEd, 11(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/87295