O Atendimento Educacional Especializado para a Educação Infantil em Quatro Municípios do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana

Joseane Frassoni dos Santos, Cláudia Rodrigues de Freitas, Mauren Lúcia Tezzari

Resumen


O presente artigo é parte de uma pesquisa que objetivou analisar as práticas do Atendimento Educacional Especializado para a Educação Infantil nas Redes Municipais de Ensino (RME) de quatro municípios do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana, apontando aspectos específicos da oferta desse serviço de apoio na primeira etapa da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos de produção de dados entrevistas semiestruturadas com um roteiro de perguntas abertas com o gestor da Educação Especial e dois professores do Atendimento Educacional Especializado da Educação Infantil de cada município estudado. Como referencial teórico, destacamos Barbosa sobre a Educação Infantil; e referenciais da Educação Especial: Baptista, Bueno, Benincasa-Meirelles. Assim como as legislações referentes à Educação Infantil e à Educação Especial. Os resultados sugerem: existência de formas plurais na organização do serviço de apoio para a Educação Infantil; aposta na docência colaborativa entre professor do Atendimento Educacional Especializado e do professor da sala de aula regular; abertura de turmas de Educação Infantil em escolas de Ensino Fundamental para cumprir com a obrigatoriedade da matrícula aos quatro anos. 


Palabras clave


Educação Infantil; Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Inclusão Escolar; Rio Grande do Sul

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ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

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