A agenda educacional dos reformadores empresariais paulistas e seus efeitos no trabalho docente

Autores/as

  • Andressa de Souza Rodrigues Mesko Universidade Estadual de Campinas
  • Arnaldo Valentim Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Evaldo Piolli Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Política Educacional, Setor Empresarial, Trabalho Docente.

Resumen

Este artigo apresenta resultados parciais de duas pesquisas de mestrado e doutorado em andamento e também da pesquisa “as condições de trabalho e a saúde dos supervisores de ensino do Estado de São Paulo” realizada juntamente com Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (APASE), todas desenvolvidas junto ao Grupo de Estudo Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS) dentro do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. São pesquisas que estão analisando as políticas públicas educacionais no Estado de São Paulo com a participação do setor empresarial e seus desdobramentos nos programas implantados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em destaque, “Educação - Compromisso de São Paulo”. O objetivo é demonstrar como a lógica gerencial de caráter empresarial, combinada com a reforma do Estado sob a égide da Nova Gestão Pública, manifesta-se nos diversos programas e a reconfiguração no trabalho docente produzidas por eles. Identificamos que a autonomia controlada, a hiperburocratização, a produtividade e a meritocracia constituem-se como marca característica dos programas e que estão produzindo a maior intensificação do trabalho e a desregulamentação da carreira docente.

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Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Mesko, A. de S. R., Silva, A. V., & Piolli, E. (2016). A agenda educacional dos reformadores empresariais paulistas e seus efeitos no trabalho docente. Políticas Educativas – PolEd, 9(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/69693