O Sistema Estadual de Avaliação Participativa na educação estadual do Rio Grande do Sul: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão escolar democrática

Autores/as

  • Iana Gomes De Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Boklis Golbspan Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

SEAP, Política Educacional, Gestão Democrática.

Resumen

Este artigo discute as contribuições do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) para o desenvolvimento de uma gestão democrática nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Essa política de avaliação escolar foi formulada no governo Tarso Genro (2011-2014), do Partido dos Trabalhadores, e procurou oportunizar uma educação mais igualitária. O texto apresenta as ideias centrais e um breve histórico da implementação da política e discute o desafio que o SEAP representa para as tendências gerencialistas em torno das políticas educacionais nos últimos anos. Nesse sentido, o artigo apresenta também excertos de entrevistas com gestoras e gestores de escolas estaduais que implementaram a política e tenciona discutir as contribuições dessa implementação para a gestão e a qualidade da educação das escolas a partir das vivências relatadas nas entrevistas. O texto argumenta que essa política se constituiu como um legado relevante em nome da gestão democrática e que esta experiência representou uma alternativa realista e efetiva à lógica gerencialista na política educacional.

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Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Lima, I. G. D., & Golbspan, R. B. (2016). O Sistema Estadual de Avaliação Participativa na educação estadual do Rio Grande do Sul: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão escolar democrática. Políticas Educativas – PolEd, 9(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/69683