Docência nas licenciaturas: implicações da área específica na formação de professores

Greice Scremin, Luana Rosalie Stahl, Silvia Maria de Aguiar Isaia

Resumen


Este trabalho aborda as discussões de uma tese de doutorado e de uma dissertação de mestrado que possuem como temática comum as repercussões das áreas específicas do conhecimento no modo como os docentes de uma IES Pública Federal compreendem e conduzem o processo formativo de futuros professores. Selecionamos entrevistas narrativas de três professores de cursos de licenciatura e os aspectos teóricos destacados tratam da formação de professores, do processo formativo docente e da docência no ensino superior. Destacamos a preocupação com o conhecimento da área e a compreensão clara e eloquente da relevância deste no processo de formativo discente. A interlocução entre a área específica e pedagógica é uma demanda formativa. Pretendemos, com nossas pesquisas, colaborar com estudos que tenham como preocupação as reais necessidades educacionais dos cursos de formação de professores.


Palabras clave


Docência superior; Formação de professores; Conhecimento; Área específica.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))


Copyright (c)

ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

La recepción de artículos se caracteriza por su flujo continuo sin que sea posible preveer la fecha de su publicación.


This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC 4.0).