Acesso e permanência escolar de jovens e adultos trabalhadores

Autores/as

  • Simone Valdete dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Margarete Maria Chiapinotto Noro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Acesso, Permanência, Educação de Jovens e Adultos.

Resumen

Os processos de acesso, permanência e sucesso escolar dejovens e adultos trabalhadores em dois programas educacionais no Campus Sapucaia do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandensecompõema presente análise. O primeiro foi um programa institucional desenvolvido de 2002 a 2007,o Ensino Médio para Adultos (EMA). No ano de 2007, em cumprimento aoDecreto Presidencial 5840 do ano de 2006,foi implantadoo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) - Curso Técnico em Administração.Ametodologia da pesquisa foi qualitativa, através da análise de documentos oficiais, registros de freqüência escolar, pareceres descritivos e atas assim como diários de campo, entrevistas egrupos focais. Os resultados evidenciaramo repertório positivo da experiência do EMA para o PROEJA, seja nas formas de seleção dos estudantes, envolvimento de suas famílias, atividades curriculares interdisciplinares, possibilitando a entrada do pensamento popular para dentro do pensamento racional da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica, desafiando a instituição escolar e seu corpo docente a articular Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Educação Profissional.

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Biografía del autor/a

Simone Valdete dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação na modalidade sanduíche pela Universidade Federal Fluminense. Professora associada 2, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atual Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Margarete Maria Chiapinotto Noro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação e Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul (RS) até 2013.

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

Santos, S. V. dos, & Noro, M. M. C. (2015). Acesso e permanência escolar de jovens e adultos trabalhadores. Políticas Educativas – PolEd, 8(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/56540