Expansão da educação infantil no Brasil: contexto recente e desafios atuais

Autores/as

  • Gisele Rodrigues Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Luiza Rodrigues Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Creche, Pré-escola, Educação Infantil, Plano Nacional de Educação, Brasil.

Resumen

O artigo aborda a evolução de matrículas na educação infantil - creche e pré-escola, no período histórico entre 2000 e 2010, considerando a trajetória e a dependência administrativa desta oferta educacional no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e em sua Capital, Porto Alegre. A metodologia envolveu a coleta e análise de dados censitários populacionais e educacionais. O estudo considera o ordenamento legal vigente para a Educação Básica brasileira e apóia suas análises em autores que sustentam o direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade social no Brasil (CURY, 2010; ROSEMBERG, 2012, 2013; R. CAMPOS, 2010, 2012; M. M. CAMPOS, 2010, 2013; FARENZENA, 2010). Os dados demonstraram evolução positiva no número de matrículas entre os anos de 2000 e 2010, com percentual maior de expansão no atendimento à faixa etária de creche em relação aquele da pré-escola. As análises sobre a dependência administrativa das vagas criadas evidenciaram um movimento de municipalização no estado e no país, com acentuada privatização desta oferta na Capital. Visando contribuir para o monitoramento do alcance das metas do atual Plano Nacional de Educação, apresentamos, ainda, a tendência evolutiva da década em curso, observando dados censitários até o ano de 2014.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisele Rodrigues Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga e professora de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Cursa a Especialização em Docência na Educação Infantil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Luiza Rodrigues Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Área de Política e Gestão da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

Soares, G. R., & Flores, M. L. R. (2015). Expansão da educação infantil no Brasil: contexto recente e desafios atuais. Políticas Educativas – PolEd, 8(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/56539