O caderno de educação do campo: possibilidades de reflexão sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa

Helenise Sangoi Antunes, Juliana da Rosa Ribas

Resumen


O referente artigo originou-se da pesquisa apresentada ao curso de Especialização em Gestão Educacional e se configura como um estudo bibliográfico que se volta para a temática sobre os Cadernos de Educação do Campo trabalhados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2013, com o intuito de fazer uma reflexão acerca dos cadernos de Educação do Campo.  Sabemos que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa vem reafirmar o compromisso previsto no Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, de alfabetizar as crianças até no máximo os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, bem como a  Meta 5 do Projeto de Lei que trata sobre o Plano Nacional de Educação (2011-2020). Conforme as Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo, ao pensar em Educação do Campo dentro de uma política educacional implica estar reconhecendo a identidade dos sujeitos e daqueles que fazem parte de seu entorno. Com isso, acredita-se na necessidade de romper com uma visão fragmentada de educação e envolver a comunidade um todo, pois todos somos gestores educacionais e lutamos pelo foco principal, ensino e aprendizagem de qualidade.

Palabras clave


Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Cadernos do Campo; Educação do Campo.

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ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

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