Plano de Ações Articuladas: uma avaliação da implementação no município de Gravataí/RS

Autores/as

  • Andréia da Silva Mafassioli

Resumen

 

O texto sintetiza uma avaliação da implementação do PAR, instrumento da política Plano de Metas/MEC, no Município de Gravataí/RS, com foco na gestão da execução do plano, abrangendo a institucionalidade e as práticas no sistema de ensino e nas relações com a União. O marco teórico-metodológico abrangeu noções da análise e de avaliação de políticas públicas, conceitos do campo das políticas públicas e a metodologia do ciclo de políticas. Os princípios da teoria crítica foram utilizados na perspectiva de realizar uma análise relacional, compreendendo a educação em seus contextos econômico, social e político. A pesquisa de campo envolveu consulta a documentos e realização de entrevistas. Os resultados do estudo indicam que a gestão da execução do PAR apresenta vigores e fragilidades e ocorre de forma centralizada. Envolvem-se as instituições SMED, o Conselho de Educação e o Sindicato dos Professores. Entre os vigores destaca-se a aproximação da União frente à realidade da educação municipal pelo aumento significativo na assistência financeira, através de programas que promovem mais inclusão social.

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Publicado

2012-11-25

Cómo citar

Mafassioli, A. da S. (2012). Plano de Ações Articuladas: uma avaliação da implementação no município de Gravataí/RS. Políticas Educativas – PolEd, 5(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/35864