Movimentos para Pensar a Relação da Pós-Graduação com a Escola Básica

Autores/as

  • Valeska Fortes de Oliveira

Resumen

Para introduzir alguns ângulos de análise às questões do nosso tema, sem a pretensão de esgotá-los, pensei numa estrutura textual que chamarei, aqui, de movimentos. O movimento (envolvimento) dos professores e alunos da pós-graduação; o movimento das políticas públicas; o movimento das lógicas próprias das escolas de educação básica e das instituições de ensino superior; o movimento de construção de parcerias a partir de outras concepções de pesquisas produzidas na pós-graduação. Por último, o movimento da criação de outras parcerias e modos de aliança entre a escola básica e a pós-graduação. Proponho pensarmos a ambiência da pós-graduação como um lugar da aprendizagem da investigação, senão, para, além disto: espaço das vivências, experimentações e troca de saberes que produzam experiências formadoras. Neste espaço/lugar, nossa interlocução com os professores e as escolas pode nos desafiar a nos constituirmos mais formadores culturais, não limitando nossa atuação à formação profissional.

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Publicado

2012-11-20

Cómo citar

de Oliveira, V. F. (2012). Movimentos para Pensar a Relação da Pós-Graduação com a Escola Básica. Políticas Educativas – PolEd, 5(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/35749