Inclusão: acesso e permanência no ensino superior brasileiro

Autores/as

  • Douglas Aparecido de Campos
  • Maria Aparecida Mello

Resumen

Este artigo discute e analisa o cotidiano dos alunos nos cursos superiores a partir das vivências dos autores no âmbito da coordenação de um programa institucional oriundo do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - MEC/SECADI que tem como um dos principais objetivos a promoção do acesso e da permanência de alunos oriundos das classes populares nas Universidades. O programa está inserido nas atividades relacionadas às Ações Afirmativas e os dados coletados são relativos à oferta no ano de 2009. Discutimos e analisamos as metodologias inseridas e utilizadas nesse programa, específico de uma Universidade brasileira, e apontamos caminhos ou orientações que podem ensejar transformações não só na condução desse programa, como também, para a criação de outros em outras realidades. De uma maneira mais ampla, as reflexões podem servir de base para uma discussão mais aprofundada sobre a Universidade, o direito à Educação, sobre a tríade: ensino, pesquisa e extensão, bem como, as desigualdades sociais no campo da Educação brasileira.

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Publicado

2012-11-20

Cómo citar

de Campos, D. A., & Mello, M. A. (2012). Inclusão: acesso e permanência no ensino superior brasileiro. Políticas Educativas – PolEd, 5(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/35676