Atravessamentos de Raça/Cor e Classe Social: discriminações no âmbito da Educação Infantil

Autores/as

  • Bianca Salazar Guizzo
  • Jane Felipe

Resumen

O principal objetivo deste artigo é apresentar como determinadas representações de raça/cor e classe social construídas e reiteradas diariamente por meio das mais diversas pedagogias culturais e visuais, ecoam e circulam, como verdades quase que absolutas, no ambiente educacional infantil. Para o desenvolvimento das análises foram utilizadas as contribuições dos Estudos de Gênero, dos Estudos Culturais e dos Estudos de Cultura Visual, especialmente aqueles que se aproximam da perspectiva pós-estruturalista de análise. Tais campos de estudos mostram-se produtivos na medida em que julgam que nossas identidades são forjadas e constituídas continuamente dentro de determinadas culturas, pela disputa constante de poder. Além disso, fornecem ferramentas para a análise de artefatos e acontecimentos que permeiam as arenas culturais e educacionais e que possuem grande relevância na produção das identidades infantis.

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Publicado

2012-04-09

Cómo citar

Guizzo, B. S., & Felipe, J. (2012). Atravessamentos de Raça/Cor e Classe Social: discriminações no âmbito da Educação Infantil. Políticas Educativas – PolEd, 4(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/27016

Número

Sección

Artículos