O Escafandro da Docência no Ensino Superior

Autores/as

  • Rejane Cavalheiro

Resumen

Este artigo é um recorte de pesquisa realizada numa IES pública federal e conta com narrativas (Larrosa; Connelly; Clandinin et al,1995) de sete professores sobre suas Trajetórias de Formação. O que orienta a análise destas escutas são eixos temáticos que ao perpassarem a evidência de que os professores do Ensino Superior não dispõem de preparação para atuarem neste nível de ensino, propõe também a tessitura de uma abordagem centrada na pessoa do profissional docente. Ao entrelaçar as memórias que vinculam as escolhas de formação, visualizaremos o que reconhecem como as oportunidades de construção, a efetivação da ação pedagógica e os sentimentos que estão contidos e que expressam como atreladas em cada uma das etapas do caminho formador e formativo. Três dimensões conceituais estão presentes: as narrativas, com aportes teóricos elencados por Isaia (2006), Bolzan (2004), Nóvoa (2000) Zabalza (2004), a interpretação da autora que entrelaça a realidade com/e o desejo formador docente. Os posicionamentos gravitam em torno de pressuposições que vão desde auto-requisitos até projeções de um mínimo e um máximo esperados de si mesmos, num misto de memórias, realidade, algumas frustrações e muita esperança de que podem ainda e sempre mais, além do muito que já realizam.

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Publicado

2012-04-07

Cómo citar

Cavalheiro, R. (2012). O Escafandro da Docência no Ensino Superior. Políticas Educativas – PolEd, 4(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/27007

Número

Sección

Artículos