Planejamento Participativo da Rede Municipal de Ensino: o processo de construção da autonomia coletiva

Autores/as

  • Pedro Ganzeli Unicamp

Resumen

Este artigo sintetiza os resultados de pesquisa desenvolvida em uma Secretaria Municipal de Educação de um município de porte médio do estado de São Paulo, no período compreendido entre janeiro de 2002 a setembro de 2004, tendo como objetivo geral implementar ações que potencializassem a capacidade dos agentes educacionais nos processos de formulação, acompanhamento e avaliação de políticas educacionais com autonomia e qualidade. Analisamos, num primeiro momento, a construção de estruturas participativas no âmbito da administração pública municipal e, num segundo momento, os caminhos trilhados pela política de capacitação implementada na rede municipal de ensino, tendo como foco o processo de ampliação das autonomias individuais e coletivas geradas pela pesquisa nos educadores que trabalhavam nos órgãos centrais da Secretaria Municipal de Ensino.

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Publicado

2011-09-01

Cómo citar

Ganzeli, P. (2011). Planejamento Participativo da Rede Municipal de Ensino: o processo de construção da autonomia coletiva. Políticas Educativas – PolEd, 3(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/22718