Caminhando com os Invisíveis: a pesquisa em processos educativos e práticas sociais

Autores/as

  • Paulo César Antonini de Souza UFSCAR
  • Débora Monteiro do Amaral

Resumen

O presente artigo busca discutir a pesquisa em práticas sociais procurando pontuar, a partir de quatro dissertações de mestrado, as relações entre pesquisadores, pesquisadoras, colaboradores e colaboradoras, elementos que se apresentam como possibilidades de elaboração de uma pedagógica latino-americana capaz de desmitificar a invisibilidade dos oprimidos. Para isto, pontuamos e discutimos cinco características, que a nosso ver, são fundamentais para a pesquisa em práticas sociais: Pesquisa em comunhão; Engajamento; Aproximação política; Processo social e histórico e Intencionalidade.

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Publicado

2011-08-22

Cómo citar

de Souza, P. C. A., & do Amaral, D. M. (2011). Caminhando com os Invisíveis: a pesquisa em processos educativos e práticas sociais. Políticas Educativas – PolEd, 3(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/22535