Desastres no imaginário infantil: expressão gráfica e percepção dos danos no uso de um esquema classificatório de defesa civil

Autores/as

  • Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio Universidade Federal de São Carlos
  • Victor Marchezini Universidade Federal de São Carlos
  • Juliana Roversi Zago Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Ramos Barbosa Universidade Federal de São Carlos
  • Mariane Tagliaferro Universidade Federal de São Carlos

Resumen

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever e analisar sociologicamente os desenhos infantis feitos a partir dos desastres causados pelo furacão Katrina (nos EUA, em 2005) e pelo tsunami na Ásia (em 2004). Uma comparação é feita, tomando como base o recorte etário e a dimensão de gênero, com os elementos representados no desenho a fim identificar a existência de afinidades e/ou diferenças nas maneiras das crianças expressarem sua compreensão desses eventos. Os resultados mostram que, na dimensão etária, há quantidades comuns de elementos retratados, mas a natureza dos elementos registrados é diferente entre meninos e meninas.
Palavras-chave: Desenhos infantis; Representações sociais; Desastres

Abstract

This study aims at depicting and analyzing sociologically infant drawings made upon the theme of disasters caused by the hurricane Katrina (USA, 2005) and by the Tsunami in Asia (in 2004). A comparison is made, by the age and sex, with the elements represented in the drawing in order to identify the existence of affinities or differences in the ways of expressing their understanding of the events. The results show that, as to the age, there are common amounts of portrayed elements, but their very nature is differentiated between boys and girls.
Keywords: Infant drawings; Social representation; Disasters

 

 

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Biografía del autor/a

Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Sociologia da UFSCar. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres - NEPED.

Victor Marchezini, Universidade Federal de São Carlos

Sociólogo. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UFSCar. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres - NEPED. Bolsista da FAPESP.

Juliana Roversi Zago, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda de Ciências Sociais/UFSCar.

Aline Ramos Barbosa, Universidade Federal de São Carlos

Cientista Política. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Política da UFSCar.

Mariane Tagliaferro, Universidade Federal de São Carlos

Socióloga e membro da equipe NEPED/DS/UFSCar.

Publicado

2011-01-25

Cómo citar

Valencio, N. F. L. da S., Marchezini, V., Zago, J. R., Barbosa, A. R., & Tagliaferro, M. (2011). Desastres no imaginário infantil: expressão gráfica e percepção dos danos no uso de um esquema classificatório de defesa civil. Políticas Educativas – PolEd, 2(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/18357