Desastres no imaginário infantil: expressão gráfica e percepção dos danos no uso de um esquema classificatório de defesa civil

Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, Victor Marchezini, Juliana Roversi Zago, Aline Ramos Barbosa, Mariane Tagliaferro

Resumen


Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever e analisar sociologicamente os desenhos infantis feitos a partir dos desastres causados pelo furacão Katrina (nos EUA, em 2005) e pelo tsunami na Ásia (em 2004). Uma comparação é feita, tomando como base o recorte etário e a dimensão de gênero, com os elementos representados no desenho a fim identificar a existência de afinidades e/ou diferenças nas maneiras das crianças expressarem sua compreensão desses eventos. Os resultados mostram que, na dimensão etária, há quantidades comuns de elementos retratados, mas a natureza dos elementos registrados é diferente entre meninos e meninas.
Palavras-chave: Desenhos infantis; Representações sociais; Desastres

Abstract

This study aims at depicting and analyzing sociologically infant drawings made upon the theme of disasters caused by the hurricane Katrina (USA, 2005) and by the Tsunami in Asia (in 2004). A comparison is made, by the age and sex, with the elements represented in the drawing in order to identify the existence of affinities or differences in the ways of expressing their understanding of the events. The results show that, as to the age, there are common amounts of portrayed elements, but their very nature is differentiated between boys and girls.
Keywords: Infant drawings; Social representation; Disasters

 

 


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ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

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