Ações afirmativas na UFSCar – em busca da qualidade acadêmica com compromisso social

Autores/as

  • Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva Universidade Federal de São Carlos

Resumen

Resumo

O artigo apresenta o Programa de ações Afirmativas da UFSCar e os primeiros passos para sua implementação. Este programa se dirige a estudantes que tenham cursado o Ensino Médio exclusivamente em escola pública, e entre estes a estudantes negros e indígenas. O objetivos perseguidos, os desafios enfrentados e diferentes expectativas despertadas pela introdução desta política institucional são examinados na perspectiva de excelência acadêmica e educativa com compromisso social.
Palavras-chave: Ações afirmativas; Política institucional; Excelência acadêmica; Compromisso social

Abstract

The paper presents the UFSCar’s Affirmative Actions Program and the first steps of its implementation. The program is addressed to students who did their secondary studies in public schools, and among the places reserved to them, some are intended to Blacks and Indians. The goals to pursue, challenges faced, different expectations that the introduction of this institucional policy create are discussed in the perspective of academic excellence and educational quality social commitment.
Keywords: Affirmative actions; Institucional policy; Academic excellence; Social commitment

 

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Biografía del autor/a

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Universidade Federal de São Carlos

Coordenadora do Grupo Gestor de Ações Afirmativas/UFSCar. Professora Titular de Ensino-Aprendizagem - Relações Étnico-Raciais/UFSCar. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". Conselheira, mandato 2002-2006, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. 

Publicado

2011-01-25

Cómo citar

e Silva, P. B. G. (2011). Ações afirmativas na UFSCar – em busca da qualidade acadêmica com compromisso social. Políticas Educativas – PolEd, 2(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/18350