O conhecimento pedagógico compartilhado e a aprendizagem docente: elementos constituintes dos processos formativos na educação superior

Autores/as

  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal do SAnta Maria

Resumen

Resumo

Esta investigação trata da construção do conhecimento pedagógico compartilhado e a aprendizagem docente do professor universitário. O foco do estudo é compreender como são elaborados esses processos por parte dos professores, buscando identificar sua repercussão nos processos formativos em andamento, a partir de uma rede de relações. Discutiremos o tema a partir de uma pesquisa realizada em três universidades da Região Sul. Escolhemos uma abordagem qualitativa de cunho narrativo, por comportar a análise dos processos de construção coletiva, envolvendo o conjunto das entrevistas e reuniões pedagógicas realizadas. Achados da pesquisa evidenciaram que: o processo de apropriação do conhecimento pedagógico foi constituído na tessitura da rede de interações; a relação assimétrica entre os docentes e seus alunos representa uma relação formativa e colaboradora, na qual os envolvidos, mesmo partindo de diferentes pontos de vista, estabelecem posições intersubjetivas num contexto de negociação que tende à co-construção de "novos" sentidos e significados para as situações de ensino e aprendizagem; a construção de conhecimento pedagógico compartilhado, através da atividade criadora, consiste na produção da novidade a partir do processo de interação social e da tomada de consciência do papel de formador dos professores, levando-os ao que entendemos por aprendizagem docente.

Palavras-chave: Conhecimento pedagógico compartilhado; Aprendizagem docente; Educação superior

Abstract

This investigation deals with the construction of the shared pedagogic knowledge and the docent learning of the professor. The focus of the study is to understand how these processes are elaborated, from professors, aiming to identify its repercussion in the formative processes in operation, from a net of relations. We will discuss the theme from a research that was accomplished in three universities of the south region. We choose a qualitative approach of narrative feature, because it contains the analysis of the processes of a collective construction, involving the set of interviews and pedagogic meetings that were accomplished. Findings of the research emphasized that the process of appropriation of the pedagogic knowledge was constituted in the tessitura of the net of interactions; the asymmetric among the docents and their students means a formative and collaborative relation in which the people involved even from different points of view they establish inter-subjective positions in a context of negotiation that tends towards the co-construction of “new” senses and meanings for the situations of teaching and learning; the construction of the shared pedagogic knowledge, consists in the production of the novelty from the process of the social interaction and the act of being conscious of the role from the former of professors, through the creative activity, taking them just what we understand as the docent learning. 

Keywords: Shared pedagogic knowledge; Docent learning; Higher Education

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal do SAnta Maria

Professora Doutora do Departamento de Metodologia do Ensino, Coordenadora Substituta do PPGE do CE/UFSM. Membro do RIES e participante do Observatório da Educação - INEP/CAPES.

Publicado

2011-01-22

Cómo citar

Bolzan, D. P. V. (2011). O conhecimento pedagógico compartilhado e a aprendizagem docente: elementos constituintes dos processos formativos na educação superior. Políticas Educativas – PolEd, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/18252