A Educação Infantil brasileira no contexto do Mercosul
Palabras clave:
Políticas de Educação Infantil, Mercosul educacional, Globalização da economia, Direitos sociais, Estado, Políticas públicas.Resumen
O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das políticas para a educação infantil no Brasil, como parte de um contexto regional (Mercosul), no qual é possível observar imbricações fortemente marcadas pelos ditames do mercado global. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa bibliográfica e documental, emanadas dos contextos locais (de cada país que integra o Mercosul), bem como daqueles documentos elaborados no âmbito do respectivo acordo de integração regional. Optou-se em dar destaque à forma como a educação infantil vem sendo inserida no âmbito das políticas locais dos países que integram o Mercosul. Nesse cenário, analisa-se o Brasil e o conjunto de políticas que nele vem sendo implementadas para a educação das crianças pequenas, as quais seguem, majoritariamente, orientações oriundas da ideologia neoliberal, colocando em risco a educação infantil, na perspectiva do direito social e da formação humana.Descargas
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Publicado
2021-12-31
Cómo citar
Momma, A. M., & Barbosa, L. M. R. (2021). A Educação Infantil brasileira no contexto do Mercosul. Políticas Educativas – PolEd, 15(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/121233
Número
Sección
Artículos