A Educação Infantil brasileira no contexto do Mercosul

Autores/as

  • Adriana M. Momma
  • Luciane Muniz R. Barbosa

Palabras clave:

Políticas de Educação Infantil, Mercosul educacional, Globalização da economia, Direitos sociais, Estado, Políticas públicas.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das políticas para a educação infantil no Brasil, como parte de um contexto regional (Mercosul), no qual é possível observar imbricações fortemente marcadas pelos ditames do mercado global. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa bibliográfica e documental, emanadas dos contextos locais (de cada país que integra o Mercosul), bem como daqueles documentos elaborados no âmbito do respectivo acordo de integração regional. Optou-se em dar destaque à forma como a educação infantil vem sendo inserida no âmbito das políticas locais dos países que integram o Mercosul. Nesse cenário, analisa-se o Brasil e o conjunto de políticas que nele vem sendo implementadas para a educação das crianças pequenas, as quais seguem, majoritariamente, orientações oriundas da ideologia neoliberal, colocando em risco a educação infantil, na perspectiva do direito social e da formação humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana M. Momma

Professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Doutora e Mestre em Educação na área de Políticas de Educação e Sistemas Educativos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UNICAMP/FE). Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCLAr- Júlio de Mesquita Filho. Integra o LaPPlanE - Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional, FE/Unicamp (desde 1998). Colabora e atua em trabalhos de ensino, pesquisa, assessoria e consultoria na área de planejamento, acompanhamento e sistematização de ações e programas de governo; políticas públicas de educação infantil; formação de professores da educação básica e educação comparada.

Luciane Muniz R. Barbosa

Professora da Faculdade de Educação da Unicamp, no Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Possui Doutorado em Educação (2013), Mestrado em Educação (2007) e graduação em Pedagogia (2004), realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LaPPlanE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito à Educação; Políticas Educacionais; Educação Domiciliar/Homeschooling; Política de Educação Infantil; Estado e Educação.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Momma, A. M., & Barbosa, L. M. R. (2021). A Educação Infantil brasileira no contexto do Mercosul. Políticas Educativas – PolEd, 15(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/121233