Educação Superior Comparada: desigualdades em Brasil, Peru e Uruguai (2000-2018)

Autores/as

  • Ananda Bassis Bassis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fellipe Madeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Júlio César Baldasso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

PaEducação Superior, Desigualdades, Estudo Comparativo, América Latina, SITEAL.

Resumen

Resumo: Este artigo tem o objetivo de discutir aspectos em torno do acesso à Educação Superior, a partir da comparação de dados referentes à taxa líquida de frequência e à população adulta que concluiu este nível de ensino entre três países: Brasil, Peru e Uruguai. Para isso, utilizamos a base de dados da plataforma SITEAL, que agrega informações educacionais vinculadas às pesquisas domiciliares de cada país. Utilizamos a metodologia quantitativa com cruzamento simples e medidas básicas de comparação dos seguintes indicadores: taxa líquida de frequência na Educação Superior, população adulta que concluiu este nível de ensino, sexo, área geográfica, clima educativo e nível de renda. Tomando como bases as recentes mudanças na Educação Superior destes países, selecionamos, como referência, os anos de 2000, 2005, 2010, 2015 até 2018. Como resultados, apesar dos avanços ocorridos nas últimas décadas, com políticas públicas e expansão do ensino, os dados convergem com a literatura especializada ao destacar a forte influência da origem social nas desigualdades de acesso.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ananda Bassis Bassis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Sociais, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES.

Fellipe Madeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Ciências Sociais, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Júlio César Baldasso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Tecnologias Digitais, Mestre em Sociologia, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Bassis, A. B., Madeira, F., & Baldasso, J. C. (2021). Educação Superior Comparada: desigualdades em Brasil, Peru e Uruguai (2000-2018). Políticas Educativas – PolEd, 15(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/119955