Pedagogia hospitalar no Brasil: breve histórico do século XX aos dias atuais

Autores/as

  • Kathy Souza Xavier de Araújo UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Brasil https://orcid.org/0000-0002-8631-3731
  • Janine Marta Coelho Rodrigues UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Palabras clave:

pedagogia hospitalar, classe hospitalar, crianças e adolescentes hospitalizados

Resumen

Este estudo pretende oferecer subsídios históricos para uma melhor compreensão acerca da pedagogia hospitalar no Brasil (Século XX aos dias atuais) e suas interfaces com as ciências humanas e da saúde, assim como fazer um resgate do tema no intuito de publicitar e fomentar as leis e diretrizes educacionais que determinam a classe hospitalar e o atendimento domiciliar como direitos das crianças e adolescentes que estejam em tratamentos prolongados de saúde. Pois apesar de quase um século de trajetória, essa pedagogia ainda é pouco usufruída pela sociedade e grande parte da população desconhece esses direitos. A proposta metodológica desta pesquisa envolveu um estudo bibliográfico, de natureza exploratória e descritiva, numa perspectiva qualitativa. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kathy Souza Xavier de Araújo, UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Mestranda em Educação/UFPB, Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial, Especialização em Gestão de Pessoas, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Administração de Empresas. Experiência em Supervisão e Coordenação pedagógica, professora na educação básica, educação tecnológica e educação superior, acreditação e auditorias da qualidade, Universidade Corporativa/EAD, Implantação de plataformas EAD no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, certificação de empresas nas normas ISO 9000 e credenciamento de escolas técnicas junto ao MEC PE. Membro do grupo de estudos Café Filosófico - João Pessoa PB; Membro do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente- NEPESF/CE/UFPB na Linha de pesquisa: deficiências e dificuldades de aprendizagem e do projeto de extensão Probex- Atendimento psicopedagógico à criança e adolescente hospitalizado.

Janine Marta Coelho Rodrigues, UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2000); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1992), Professora Titular, da UFPB. Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP com supervisão de Bernadete Angelina Gatti (2006). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente (GEPEFD)/UFPB; atuando no Programa de Pós Graduação stricto sensu em Educação/Mestrado e Doutorado. Elaborou e coordena, desde 2001, o Projeto de Extensão Atendimento a criança hospitalizada; desde 2009, o projeto de Pesquisa PIBIC, a formação docente frente à diversidade: a escolarização dos ciganos como espaço de construção da cidadania desde 2009. Desde 2016, coordena o projeto: a avaliação de situação de docentes doutores, CPA/Comissão Permanente de Avaliação/UFPB. Elaborou e coordena, desde 2019, o projeto Presença da Universidade no seu Município A criança circense. Integra o Comitê Editorial da FURNE. É Consultora Ad Hoc da Editora Universitária. Consultora ad hoc do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Representante do DHP no Colegiado do Curso de Educação Artística - UFPB. Consultora parecerista da revista SODEBRAS. Consultora parecerista da Revista UNIMAT. Membro da Comissão de Promoção da Identidade Racial e Religiosa da OAB/PB. Membro e relatora da Comissão de Diversidade e Direitos Humanos do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. Membro do Conselho da Escola Superior de Serviço Público - ESPEP. Atualmente é professora da linha de Políticas Publicas e Educativas do curso à distância da Escola de Gestores; professora do Estagio Curricular Fund I, do Curso de Pedagogia a Distancia EAD; professora convidada do Mestrado Profissionalizante em Gestão de Organização de Aprendentes -MPGOA/ UFPB. Vice coordenadora da linha de Pesquisa Politicas Educacionais PPGE/UFPB. Tem se dedicado a pesquisas sobre a formação e profissionalização docente, diversidade, educação especial, dificuldades de aprendizagem, atendimento psicopedagógico e processos formativos. Coordenadora do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente- NEPESF/CE/UFPB.

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Xavier de Araújo, K. S., & Coelho Rodrigues, J. M. (2020). Pedagogia hospitalar no Brasil: breve histórico do século XX aos dias atuais. Políticas Educativas – PolEd, 14(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109584