Pedagogia hospitalar no Brasil: breve histórico do século XX aos dias atuais

Kathy Souza Xavier de Araújo, Janine Marta Coelho Rodrigues

Resumen


Este estudo pretende oferecer subsídios históricos para uma melhor compreensão acerca da pedagogia hospitalar no Brasil (Século XX aos dias atuais) e suas interfaces com as ciências humanas e da saúde, assim como fazer um resgate do tema no intuito de publicitar e fomentar as leis e diretrizes educacionais que determinam a classe hospitalar e o atendimento domiciliar como direitos das crianças e adolescentes que estejam em tratamentos prolongados de saúde. Pois apesar de quase um século de trajetória, essa pedagogia ainda é pouco usufruída pela sociedade e grande parte da população desconhece esses direitos. A proposta metodológica desta pesquisa envolveu um estudo bibliográfico, de natureza exploratória e descritiva, numa perspectiva qualitativa. 


Palabras clave


pedagogia hospitalar; classe hospitalar; crianças e adolescentes hospitalizados

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))


Copyright (c) 2020 Kathy Souza Xavier de Araújo, Janine Marta Coelho Rodrigues

ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

La recepción de artículos se caracteriza por su flujo continuo sin que sea posible preveer la fecha de su publicación.


This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC 4.0).