Políticas de formação docente para o atendimento educacional especializado na educação infantil em redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul

Joseane Frassoni dos Santos, Mayara Costa da Silva, Claudio Roberto Baptista, Cláudia Rodrigues de Freitas

Resumen


O presente artigo tem por objetivo prioritário analisar a formação do professor do atendimento educacional especializado que atua na educação infantil, considerando como as Redes Municipais de Ensino de Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana vêm regulamentando tais exigências para o exercício da função. A metodologia, de abordagem qualitativa, tomou por base a análise dos documentos normativos que se referem à educação infantil, à formação docente e à educação especial, bem como os Microdados do Censo Escolar (2019) e os indicadores de formação dos professores das redes pesquisadas. Estes materiais foram analisados à luz do referencial teórico que se associa ao pensamento sistêmico. As análises apontam a importância do debate e a reduzida porcentagem de professores do atendimento educacional especializado com formação específica para o trabalho docente com alunos da educação infantil.

Palabras clave


formação docente; educação infantil; atendimento educacional especializado

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Copyright (c) 2020 Joseane Frassoni dos Santos, Mayara Costa da Silva, Claudio Roberto Baptista, Cláudia Rodrigues de Freitas

ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

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