A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017): um estudo de revisão bibliográfica

Jonathan Dalla Vechia Bugs, Elisete Medianeira Tomazetti, Gilberto Oliari

Resumen


Este artigo tem por finalidade socializar, de forma sintética, os resultados da pesquisa intitulada: A Reforma do Ensino Médio – Lei 13.415 – no contexto da Gestão Educacional, desenvolvida no âmbito do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo foi mapear e problematizar os enunciados produzidos no campo acadêmico, em artigos científicos, sobre a reforma do ensino médio imposta pela Medida Provisória 746/2016 e instituída pela Lei 13.415/2017. Para tanto, realizamos uma busca sistemática pela literatura e nos utilizamos da Análise Textual Discursiva (ATD) como técnica de análise. Constatamos que os enunciados sobre a reforma do ensino médio nos textos analisados comunicam quatro aspectos fundamentais: o conteúdo problemático, a forma autoritária e inadequada com a qual foi imposta e instituída, a fragilidade dos motivos/argumentos oferecidos para justificá-la, e, por fim, as possibilidades e necessidade de resistência/adaptação no processo de sua implementação.

Palabras clave


reforma do ensino médio; Medida Provisória 746/2016; Lei 13.415/2017; revisão bibliográfica

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Copyright (c) 2020 Jonathan Dalla Vechia Bugs, Elisete Medianeira Tomazetti, Gilberto Oliari

ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

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