Os professores da educação básica no Brasil: brancos e precários?

Autores/as

  • Selma Borghi Venco Facultad de Ciencias de la Educación - Universidad Nacional de Entre Ríos
  • Flávio Bezerra de Sousa Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

professores, precariedade, política educacional

Resumen

O presente artigo visa caracterizar os docentes da educação básica vinculados às redes estaduais de todo o país e Distrito Federal, exceto educação de jovens e adultos e ensino profissional, quanto às formas de contratação e as vinculações possíveis segundo sexo, idade e cor. De caráter documental, a pesquisa sistematizou os microdados do Censo Educacional na série histórica compreendida entre 2011 e 2019 e organiza variáveis capazes de verificar algumas hipóteses. Constata-se que há uma tendência geral no país de reduzir o número de contratações de docentes via concurso público, pois cresce expressivamente, desde 2011, formas mais flexíveis nas condições para admissão. Confirma-se, mais uma vez, a feminização da profissão e chama a atenção o fato da grande maioria autodeclarar-se branca em todo o país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Selma Borghi Venco, Facultad de Ciencias de la Educación - Universidad Nacional de Entre Ríos

Pós-doutorado em Educação pelo departamento de sociologia da Unicamp, e Laboratoire Genre, Travail et Mobilités, Université Parix X, França. Docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais. É pesquisadora associada do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA) e Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE).

Flávio Bezerra de Sousa, Universidade Estadual de Campinas

Discente do curso de doutorado em Estado, políticas públicas e educação, do programa de pós-graduação em educação da Unicamp. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais (GREPPE), bem como no Grupo sobre Democracia, Participação, Sociedade Civil e Serviço Social (GEPEDSS) do Departamento de Política Social da Universidade de Brasília - UnB.

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Venco, S. B., & Bezerra de Sousa, F. (2020). Os professores da educação básica no Brasil: brancos e precários?. Políticas Educativas – PolEd, 14(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109578